Toyota Prius+ (2012)

"O Toyota Prius+ é um monovolume híbrido de sete lugares baseado na berlina Prius, com o mesmo conjunto de dois motores, 1.8 a gasolina de 99cv e eléctrico de 81cv, e uma potência total combinada de 136cv. Há, porém, diferenças, sendo a principal a da substituição da bateria de hidretos metálicos de níquel por uma de iões de Iítio menor e 8 kg mais leve, colocada na vertical sob a consola central (para não roubar espaço).
Sem descurar outras formas de propulsão, a Toyota entende que a solução no imediato que concilia performance e autonomia com consumos reduzidos passa por motorizações híbridas eléctricas/gasolina. A marca justifica a opção pela gasolina em vez do gasóleo na hibridificação pela previsão de futura legislação mais apertada face às emissões de óxidos de azoto e de partículas, poluentes presentes na combustão do gasóleo.
Tendo por base o sucesso do seu primeiro híbrido, o Prius, a Toyota foi alargando a sua gama híbrida a veículos de menores dimensões. Primeiro, em 2010, com o Auris, um carro do segmento C, e recentemente com a versão híbrida do utilitário Yaris. Agora a tendência inverte-se com o Prius+. A gama de híbridos da Toyota completar-se-á, com o Prius Plug-In, com autonomia de cerca de 20 km em modo 100% eléctrico, totalizando cinco veículos (Yaris, Auris, Prius, Prius+ e Prius Plug-In). Apenas o Plug-In é recarregável numa tomada eléctrica, os restantes gastam apenas gasolina.

A marca japonesa encara soluções de mobilidade alternativas aos motores de combustão interna, como a pilha de combustível e os veículos 100% eléctricos. No caso da pilha de combustível, face ao ainda elevado custo desta tecnologia e à inexistência de uma rede de postos de abastecimento de hidrogénio, será uma solução para médio/longo prazo. Quanto aos veículos eléctricos, o actual estádio de desenvolvimento das baterias impede que a sua autonomia seja superior a 200 km, pelo que estão limitados a percursos curtos a médios, em geral fixos e no essencial em cidade. E é por isso que a Toyota vai lançar entre final de 2012 e início de 2013 uma versão eléctrica do citadino iQ.

De volta ao Prius+, para além da nova bateria, uma recirculação mais eficiente dos gases de escape, o arrefecimento a água do motor eléctrico, além de uma diferente relação na transmissão híbrida da caixa de variação contínua, fazem com que este monovolume, apesar de maior e mais pesado e com um coeficiente aerodinâmico de Cd 0.28 a contrapor ao Cd 0.26 do Prius, só consome, em média, mais 0,2 L/100 km, tendo em conta os valores anunciados pelo construtor.
Com 4615 mm de comprimento, 1575 mm de altura e 1775 mm de largura, o Prius+ é 135 mm mais comprido, 30 mm mais largo e 85 mm mais alto do que o Prius, mas mantém a identidade de linhas. O spoiler traseiro fica na continuidade do tejadilho e não divide o óculo traseiro a meio como no Prius, pelo que a visibilidade é melhor. Com sete lugares a bagageira tem só 232 litros de capacidade, mas sobe para 384 litros com a 3ª fila rebatida e 1750 litros com o rebatimento das duas filas traseiras. A 2ª fila desliza longitudinalmente e o habitáculo é espaçoso (à excepção da 3ª fila) e funcional, com várias soluções de arrumação de bagagem e de pessoas.
O Prius+ é uma viatura de uso familiar, com 165 km/h de velocidade máxima e condução silenciosa (só pela indicação Ready no painel de instrumentos é que se sabe que o carro está pronto a arrancar). A suspensão confortável é complementada com um sistema de Controlo de Afundamento e de Ressalto que adapta o carro às irregularidades do piso. Sendo um híbrido puro, tem 2 km de autonomia em modo 100% eléctrico, mas, em especial em cidade e a velocidades baixas, o Prius+ rola muitas vezes em modo eléctrico. Por isso, o consumo urbano (3,8 L/100 km) é inferior ao médio (4,1 L/100 km) e ao consumo em estrada (4,2 L/100 km). Há três modos de condução: EV (eléctrico), ECO e POWER.
O Prius+ tem três níveis de equipamento: Exclusive (33.460€), Luxury (35.300€) e Premium (41.100€). O Prius+ tem de série jantes de liga leve, climatizador, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o condutor, climatizador e o sistema de info-entretenimento Toyota Touch. O nível Luxury (em que a Toyota Caetano aposta mais) adiciona tecto panorâmico, Head-Up Display, faróis de nevoeiro, etc. O Premium acrescenta sistema de som especial, bancos em pele e aquecidos, cruise control adaptativo, sistema pre-crash (prevenção de embates) e sistema avançado de navegação. O sistema de navegação é opção, por 720€, nos dois primeiros níveis de equipamento.

Mecânica
Motor de combustão: 4 cil., 16v, 1798cc, gasolina
Potência: 99cv às 5200 rpm
Binário máximo: 142 Nm às 4000rpm
Motor elétrico: Sincrono de magneto permanente
Potência: 81cv
Binário máximo: 207 Nm
Bateria: iões de litio, 201,6V, 28 modulos
Capac. bateria: 6,5 Ah/hora
Potência total combinada: 136cv (Hybrid Sinergy Drive)

Prestações
Veloc. máxima: 165 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 11,3s
Consumo médio: 4,1L/100 km
Consumo urbano: 3.8 L/100km
Emissões CO2: 96 g/km (urbano, 89 g/km)

Preço
A partir de 33.460€"

fonte: Público, junho 2012

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