Lexus GS 450h (2012)

"Acaba de ser lançada em Portugal a 4ª geração da luxuosa berlina Lexus GS 450h, com motorização híbrida pura, composta por um propulsor 3.5 de V6, a gasolina, de 290cv e um motor eléctrico de 200cv, com uma potência total combinada de 343cv. O GS 450h tem preços desde os 63.500€ da versão Business (destinada a frotas) até aos 93.535€ do GS 450h F Sport com Pack de Visão Nocturna.
Com 4,85m de comprimento, 1,84m de largura e 1,46m de altura, esta limusina com alma desportiva (velocidade limitada electronicamente a 250 kmh) beneficia da tecnologia de ponta do grupo Toyota na construção de híbridos eléctricos/gasolina. Face à geração de 2006 que vem substituir, para além do aumento da velocidade máxima de 240 km/h para 250 km/h, há uma redução nas médias de consumos e emissões, que eram de 7,6 L e 179 g de CO2 e agora são de 5,9 L e 138 g.

É com estes trunfos que a Lexus, num segmento em que mais de 98% dos veículos são a gasóleo, pretende vender 20 GS 450h (já há oito encomendas firmadas) no 2º semestre de 2012 e alcançar uma quota de 3,1% no segmento. O motor a gasolina, uma evolução do propulsor que desde 2008 equipa este modelo, combina injecção directa (para aumentar o binário) com indirecta (para facilitar a carburação e beneficiar os consumos) e tem recirculação dos gases de escape.
A bateria é de hidretos metálicos de níquel mas teve a eficiência melhorada e agora aloja-se na vertical atrás do banco traseiro, pelo que o volume da mala aumentou de 330 para 482 litros. O funcionamento é silencioso e só se sabe que o carro está pronto a andar pela indicação READY no painel de instrumentos.
Apenas quando se carrega mais no acelerador é que se ouve um zumbido característico. A caixa automática de variação continua dispõe de Start & Stop, paragem e arranque automáticos do motor.

Sendo um híbrido puro, o Lexus GS 450h tem 2 Km de autonomia em modo 100% eléctrico, mas a baixas velocidades é frequente funcionar em modo 100% eléctrico em partes do percurso. Ao contrário dos recentes híbridos lançados pela casa-mãe, Yaris e Prius+, o GS 450h é mais vocacionado para a estrada, tendo um consumo urbano superior (6,5 L/100 km na versão Business) e extraurbano inferior (5,4 L/100 km) a média.
Há quatro modos de condução - Eco, Normal, Sport e Sport+ , e a dinâmica de condução e a suspensão foram melhoradas.
Apesar das semelhanças com o CT 200h, o GS 450h inaugura uma nova tendência de linhas da Lexus com grelha frontal em forma trapezoidal e luzes de dia em LED em forma de ponta de seta, que, em conjunto com a configuração da silhueta, dá a este veículo um visual mais dinâmico e agressivo. O coeficiente aerodinâmico é baixo - Cd 0,26. O equipamento e acabamentos interiores estão ao nível do exigível a um veículo de luxo e o GS 450h pode ser personalizado em 400 combinações possíveis de cores, acabamentos e equipamento - isto é, o cliente pode ter um carro único e exclusivo.
A marca aposta mais na versão que custa 74.750€ mas mesmo no nível de entrada, Business, o equipamento de série é extenso e já dispõe de dez airbags (incluindo o de joelhos para o condutor), travão electrónico, cruise control, jantes em liga leve de 17", sensores de estacionamento, de luz e de chuva, faróis bixénon, luzes de dia e traseiras em LED, climatizador duplo, sistema de navegação e infoentretenimento, etc.
Entre equipamento de série e opcional, o GS 450h oferece o que há de mais avançado em termos de segurança e conforto. Entre os vários packs opcionais, menção para o sistema áudio Mark & Levinson, que, por 1250€, tem 17 altifalantes e um ecrã 12,3" (o maior do mercado). Este sistema apresenta uma distorção de 0,01% (O normal num bom equipamento é 0,1%). O preço dos equipamentos caseiros da Mark & Levinson começa nos 100.000 dólares, pelo que os responsáveis da marca, em tom jocoso, dizem que, a quem comprar um sistema áudio Mark & Levinson, é oferecido um Lexus...

Concorrentes
BMW 535d

Mecânica
Motor de combustão: 6 cil. em V, 24v, 3456cc, gasolina
Potência: 290cv às 6000 rpm
Binário máximo: 345 Nm às 4600 rpm
Motor eléctrico: Sincrono de magneto permanente
Potência: 200cv
Binário máximo: 275 Nm
Bateria: Hidretos metálicos de níquel, 288V, 240 células
Capac. bateria: 6,5 Ah/hora
Potência total combinada: 343cv (Hybrid Sinergy Drive)

Prestações
Veloc. máxima: 250 km/h (limitada electronicamente)
Aceleração 0/100 km/h: 6,1s
Consumo médio: 5,9 L/100 km
Emissões de CO2: 137 g/km

Preço
A partir de 63.500€ (Business)"

fonte: Público, junho 2012

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Anónimo

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