Honda NSX II, concept (2012)



Primeiras imagens do concept car da Honda / Acura, o NSX II que sucederá ao mítico carro que Senna ajudou a conceber. Pelas imagens o design é bastante agradável, sedutor e vanguardista. Mas as novidades não se esgotam no design, pois contará com motores eléctricos para auxiliar o motor de combustão. A tecnologia híbrida chega ao desportivo.

O NSX I foi uma mistura difícil de igualar. Tinha a fiabilidade de um qualquer Honda mas comportava-se, fosse em estrada ou em circuito, como poucos. Neste campo que o super-desportivo nipónico fez toda a diferença para a concorrência. Com a colocação central do seu motor V6 Dohc Vtec (construído à mão), e à sua estrutura “monocoque” em alumínio (novidade absoluta em carros de produção), o NSX dobrava as curvas como nenhum outro. Compensava com chassi aquilo que lhe faltava de motor face a alguns concorrentes.

Para melhorar o NSX I a Honda contou com Ayrton Senna, que através de inúmeras voltas que efectuou ao circuito de Suzuka, deu uma ajuda preciosa aos engenheiros nipónicos na afinação do carro. Durante essa altura Senna corria na Mclaren-Honda.

A maioria dos desportivos da época assemelhavam-se a carroças de burros a curvar, quando comparados directamente com o NSX. Carros europeus incluídos. O Honda NSX "metia na gaveta" qualquer desportivo europeu. A superioridade técnica da Honda na concepção do NSX envergonhou muitos engenheiros europeus. Baixo custo, fiabilidade, e performances mantiveram o NSX I no activo desde 1991 até 2005, praticamente sem alterações nenhumas. Com o NSX II a Honda está tentada a repetir a façanha.

1 comentário:

Pete

Este carro está brutal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO