Seat Leon III (2013)

"O novo Seat León partilha a mecânica e muito do equipamento do VW Golf, mas leva vantagem no design e no preço. A terceira geração do Seat Léon só estará à venda em Portugal em Fevereiro de 2013, mas a nova versão do veículo do segmento C, o dos pequenos familiares, da marca espanhola do grupo VW já foi apresentada à imprensa internacional. Com sete motorizações para todos os gostos, desde o 1.2 TSI a gasolina de 85cv até ao Léon FR com motor 2.0 TDI a gasóleo de 150cv, passando pelo que será decerto o campeão de vendas, o 1.6 TDI a gasóleo de 105cv, há muitas semelhanças entre o León III e o Golf VII.

O Volkswagen Golf tem como vantagens já estar à venda, uma qualidade de acabamentos e materiais ligeiramente superior ao Seat Léon (embora haja uma nítida melhoria do novo Léon face à 2ª geração), melhor acesso à bagageira (a do León, embora com 380 litros, mais 35 litros que a do Léon II, tem um bordo relativamente alto) e mais extras. E sistemas de assistência à condução.

Já o Seat Léon, o 3º modelo do grupo Volkswagen a ser construído sobre a nova plataforma modular MQB estreada no Golf, tem um design mais desportivo e menos conservador que o do seu primo alemão, melhor visibilidade, um painel de instrumentos de mais fácil leitura e manuseio e, embora não se saiba ainda quanto vai custar, terá certamente um preço inferior ao do Golf.
É certo que, apenas devido ao prestígio da marca, o Golf tem um valor de retoma superior, mas no que toca à mecânica, electrónica e motores, embora produzidos em fábricas diferentes do grupo Volkswagen - o Golf em Wolfsburg, Alemanha; o León em Martoreli, Espanha -, estamos perante carros idênticos.

Seat León III terá versão carrinha

Disponível no lançamento apenas com carroçaria de cinco portas e cinco lugares, o León irá ter mais tarde uma variante de três portas e também uma versão carrinha. O Léon III tem 4263mm de comprimento (menos 52mm que o Léon II), 1816mm de largura (mais 48mm) e 1459mm de altura (mais 4mm) e terá três níveis de equipamento: Reference, Style e FR, embora não se saiba quais serão os seus conteúdos exactos.






Sabe-se, porém, que, em opção, o León poderá ter faróis dianteiros em LED e um sistema de info-entretenimento, Seat Easy Connect, com ecrã táctil (com sensor de proximidade) de 5,8". Já no que se refere à segurança, o Seat Léon obteve o máximo de cinco estrelas nos mais recentes testes do Euro NCAP. De acordo com os novos e mais rigorosos critérios instituídos em 2012, o Léon, recebeu 94% na protecção de ocupantes, 92% na protecção das crianças, 70% na protecção de peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança. Além disso, duas tecnologias introduzidas no Léon, Seat Lane Assist (assistência à saída involuntária da faixa de rodagem) e Seat Multi Collision Brake (gestão de travagem automática em caso de choque múltiplo), receberam prémios especiais da entidade independente que avalia a segurança dos carros vendidos na Europa.

Novo estilo de design: "ponta de flecha"

O pequeno familiar estreia o novo estilo de design da Seat em "ponta de flecha", com linhas vincadas do capot à traseira e novos grupos ópticos de formato angular (estreado na Audi A1 e no Seat Ibiza) que lhe conferem um visual dinâmico e elegante. Além disso, o Léon é o primeiro modelo a apresentar o novo emblema da Seat.

No que se refere às motorizações, elas vêm acopladas de série a uma caixa manual de cinco velocidades (propulsores 1.2 de 86cv a gasolina e todas 1.6 a gasóleo) ou de seis velocidades (1.2 de 105cv, 1.4 de 122cv e 140cv a gasolina; 2.0 de 150cv a gasóleo). Os motores 1.2 de 105cv a gasolina e 1.6 de 105cv a gasóleo podem vir associados a caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete relações do grupo VW; o 2.0 de 150cv a gasóleo pode vir com a caixa DSG de seis relações. Mais tarde, mas ainda em 2013, está prevista uma versão economizadora, Ecomotive, com motorização 1.6 TDI de 105cv a gasóleo, que apresentará médias de 3,4 L/100km de consumo e de 89 g/km de CO2, de emissões.



Modelos a gasolina
1.2 TSI (85cv) - 178 km/h; 5,2 L/100km; 119 g/km
1.2 TSI (105cv) - 191 km/h; 4,9 L/100km; 113 g/km
1.4 TSI (122cv) - 202 km/h; 5,2 L/100km; 120 g/km
1.4 TSI (140cv) - 211 km/h; 5,2 L/100km; 119 g/km

Modelos a gasóleo
1.6TDI (90cv) - 178 km/h; 4,1 L/100km; 108 g/km
1.6TDI (105cv) - 192 km/h; 3,8 L/100km; 99 g/km
2.0 TDI (150cv) - 215 km/h; 4,1 L/100km; 106 g/km"

fonte: público, janeiro 2013

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO