A terceira geração do Skoda Octavia está mais madura, com novos trunfos. O espaço, a qualidade a bordo, a practicabilidade, a precisão e o preço foram ambos melhorados. Em termos estéticos o novo Octavia foi beber alguma inspiração a vários modelos do grupo Volkswagen. Com 930.200 de unidades vendidas o Skoda Octavia é o campeão de vendas da marca checa. E, como diz o ditado, em equipa vencedora não se mexe. O calculismo foi medido pelo grupo Volkswagen. O novo Skoda Octavia bebe muita da nova tecnologia alemã mas com um preço mais comedido.Na frente é perceptível a colagem das ópticas do Polo que também serviu o novo Volkswagen Golf. Aliás o Polo, que venceu vários prémios internacionais, tem sido uma referência no grupo Volkswagen. A grelha e aba inferior é outro exemplo. Apenas a grelha superior mantém-se como imagem exclusiva da marca checa com as clássicas lamelas verticais a distinguirem a Skoda das outras marcas do grupo Volkswagen. A inovação da terceira geração prende-se com a lígua rematada por uma tira cromada a emoldurar o novo logotipo de fundo negro. O verde desaparece talvez devido à sua fraca durabilidade e resistência às intempéries. A traseira vai buscar inspiração às linha de uma anterior versão da Audi. Na lateral o que chama mais à atenção é mesmo o pormenor de remate da porta de trás junto ao pilar traseiro. Uma inovação estética algo discutível para um modelo tão clássico.
O Octavia III está mais leve 102kg devido à utilização de aços mais leves. Ao nível de motorizações a gasolina e a diesel foram introduzidas alterações para melhorar o consumo e as prestações. O coeficiente aerodinâmico também foi melhorado para oferecer menos resistência ao ar e consequentemente melhorar os consumos e emissões.
A versão que mais irá vender em Portugal será o 1.6 diesel TDI com 105cv. Poderá vir equipada com uma caixa manual de 5 velocidades ou com uma caixa automática DSG de 7 relações. Para esta versão a marca checa anuncia consumos de 3,8 L/100km e emissões de 99 g/km. Mas se for a versão 1.6 TDI GreenLine os valores descem para 3,4 L/100km e 89g/km, o equivalente da versão Bluemotion do Volkswagen Golf.Mas há outras versões a ter em consideração para o mercado português. O bloco a gasolina com turbo 1.2 TSI de 105cv vem com caixa manual de 6 velocidades. O propulsor 2.0 TDI de 150cv com um torque de 320Nm pode vir equipado com caixa de 6 velocidades manual ou automática DSG. Por encomenda estarão disponíveis os blocos a gasolina 1.2 de 86cv, 1.4 de 140cv e 1.8 de 180cv.
Para já o primeiro modelo a chegar ao mercado será o sedan. Posteriormente serão lançados a versão carrinha, a versão desportiva RS e ainda as versão de tracção às quatro rodas. Nas primeiras gerações do Octavia já eram marcantes os materiais usados e a qualidade de construção. Mas nesta terceira geração há uma melhoria global. Nota-se o estigma dos plásticos, mas agora são rematados com alguns materiais mais nobres que melhoram significativamente o ambiente a bordo. Por exemplo o tapete da bagageira agora é de forra dupla. De um lado borracha, do outro carpete. Ou seja tornou-se polivalente. Os tecidos dos bancos também foram revistos.
O interior está mais espaçoso devido à maior distância entre eixos. O lugar dos bancos frontais está mais confortável, mas os bancos da trás não são apropriados para pessoas altas. Isto são reflexos do design exterior que condicionaram esta opção. A bagageira está maior que beneficia do recorte da traseira. Diga-se que a estética da traseira assemelha-se a uma versão anterior da Audi, nomeadamente os farolins. A matrícula é rodeada por vincos na diagonal que dobram a chapa.As luzes dos farolins traseisos em forma de C são já uma imagem de marca da Skoda, se bem que já foram adoptadas pela Audi na iluminação frontal diurna em leds.
Em termos de segurança a Skoda apostou forte neste modelo. Em caso de colisão os travões actuam de imediato para evitar um choque em cadeia. Existem ainda os assitentes de condução como são os casos da faixa de rodagem, de distância em relação ao veículo da frente ou de detecção de fadiga. Em caso de acidente um sistema de protecção dos ocupantes entra em acção ao fechar as janelas, o tecto de abrir e tensionar os cintos de segurança. Isto ao nível da segurança activa. Na segurança passiva é possível equipar o Octavia com nove airbagas incluíndo joelhos da frente e portas traseiras.

Versões a gasolina
1.2 TSI 86cv: 181km/h; 5,2 L/100km; 119 g/km1.2 TSI 105cv: 196km/h; 4,9 L/100km; 114 g/km
1.4 TSI 140cv caixa M: 215km/h; 5,3 L/100km; 121 g/km
1.4 TSI 140cv caixa A: 215km/h; 5,4 L/100km; 124 g/km
1.8 TSI 180cv caixa M: 231km/h; 6,1 L/100km; 141 g/km
1.8 TSI 180cv caixa A: 231km/h; 5,7 L/100km; 132 g/km
Versões a diesel
1.6 TDI 105cv caixa M: 194km/h; 3,8 L/100km; 99 g/km1.6 TDI 105cv caixa A: 194km/h; 3,9 L/100km; 102 g/km
2.0 TDI 150cv caixa M: 218km/h; 4,1 L/100km; 106 g/km
2.0 TDI 150cv caixa A: 215km/h; 4,5 L/100km; 119 g/km








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