alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Herbie pode tornar-se realidade com Volkswagen a desenvolver sistema de auto-piloto (2013)
A Volkswagen está a desenvolver um sistema auto-dirigível (TAP - technology auto-pilot) que permite uma viatura circular sem condutor até um limite de velocidade. Sensores de laser observam a estrada para possíveis obstáculos dando ao condutor a hipótese de retirar as mãos do volante e os pés dos pedais. A ideia do Volkswagen Beetle que se conduzia sozinho no filme Herbie pode tornar-se realidade, pelo menos no que toca à condução.
Recorde-se que a Volkswagen já aplicou sistemas self-parking que permitem a viatura estacionar sozinha sem intervenção do condutor. Também o novo Volkswagen Up! já tem um sistema automático de travagem mediante a interacção de câmaras laser que observam possíveis obstáculos. O objectivo da Volkswagen é aplicar esta tecnologia de auto-piloto nos modelos das várias marcas que detém.
O sistema TAP consiste em sensores de laser que detectam as tiras brancas das faixas de rodagem e obstáculos. No entanto o condutor terá de continuar a prestar atenção em casos extremos. Dada a ainda limitação do sistema é ideal para os pára-arranca da cidade.
///
2013,
tecnologias e gadgets,
volkswagen
Sem comentários: