Nissan Leaf, actualmente o eléctrico mais vendido em todo o mundo (2013)



Quando o Nissan Leaf foi lançado no mercado foi olhado com alguma reserva. Até aí os veículos eléctricos não passavam de projectos com intenções ecológicas. Mas eram só isso, intenções. Produzir em série um veículo 100% eléctrico era um acto arriscado a que muitos duvidavam que alguma vez tivesse sucesso.

O projecto do veículo totalmente eléctrico já foi abordado várias vezes na história da indústria automóvel por várias marcas. No entanto foi sendo constantemente posto de parte na gaveta dos projectos abandonados. Há vária razões para explicar a sua não implementação no mercado mundial. Primeiro há que salientar que o preço do barril de petróleo foi um argumento forte e que justificou a preferência por motores de combustão em detrimento dos motores eléctricos.

Mas actualmente o preço do petróleo já não é o que era. Em segundo lugar há que referir o lobby fortíssimo das petrolíferas que nunca quiseram a concorrência directa dos motores eléctricos a destruir o negócio do ouro negro. Até há pouco tempo os veículos eléctricos não passavam de protótipos alugados a particulares com o intuito de mostrar alguma preocupação ambiental e tecnologia vanguardista por parte das marcas.

Mas as coisas resumiam-se apenas a isso. Os modelos eram, pura e simplesmente, destruídos findo o prazo de testes. As marcas alegavam que não justificava a sua produção em série. Pelo menos era o argumento mais usado. Hoje três anos volvidos depois do lançamento da primeira unidade do Nissan Leaf, as dúvidas ficaram dissipadas. O Nissan Leaf é, actualmente, o veículo eléctrico mais vendido em todo o mundo, com 60 mil unidades comercializadas. O Leaf já vai na segunda geração e é o grande pioneiro na mobilidade eléctrica 100% limpa de CO2 e de partículas poluentes e cancerígenas.

O primeiro veículo eléctrico lançado no mercado automóvel coube à Porsche com um modelo que tinha um motor eléctrico em cada roda. Na altura fez furor quando apareceu num salão de automóvel. A sua velocidade era, inclusivé impressionante. Mas o modelo nunca chegou ao processo de produção em série por questões financeiras. Actualmente o Nissan Leaf conseguiu tornar-se numa pedrada no charco no tema da sustentabilidade móvel. O Nissan Leaf já conquistou, inclusivé, o prémio de automóvel do ano.

As marcas sempre recearam investir em novos tipos de mobilidade. A Nissan provou com o Leaf que é possível lá chegar. A segunda geração do Leaf já tem um preço mais acessível, e a tendência é que o preço baixe à medida que se vulgarize esta tecnologia. A autonomia continua a ser um handicap com muitos clientes a preferirem híbridos aos eléctricos devido à sua flexibidade. Mas a evolução técnica fará aumentar o número de km sem necessidade de carregamentos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO