O Audi A3 já representa 20% das vendas da marca dos anéis. Agora a Audi apresentou a terceira geração do Sportback. As mudanças são pouco visíveis. A marca alemã procedeu a poucas alterações, apesar de elas existirem se olharmos mais atentamente. O acesso ao interior foi facilitado e o espaço a bordo ganhou maior dimensão.
Também a capacidade da mala aumentou em 15 litros. Comparativamente ao A3 normal o Sportback mais 7,3cm de comprimento, mais 0,8cm de largura e é mais alto em 0,4cm. O espaço a bordo alberga cinco pessoas de forma confortável. Os faróis frontais foram actualizados apesar do formato ser bastante semelhante. Na traseira as ópticas estão ligeiramente mais alongadas num novo layout.
Quanto a motorizações a Audi disponibiliza dois blocos a gasolina e dois a diesel já conhecidos do grupo Volkswagen. Os preços entre diesel e gasolina não variam muito o que leva a pensar que o diesel será o preferido dos portugueses. O modelo de entrada é o 1.4 TFSI a gasolina com o nível attraction por 27.940€. Mas se formos ver bem a versão diesel 1.6 TDI custa 28.340€. Ou seja uma diferença de 400€ pode constituir um trunfo apetecível. Apenas a cilindrada pode pesar nas contas fiscais.
Todos os blocos vêm com uma caixa manual de seis relações. Em opção, por 2.250€, é possível optar por uma caixa automática S tronic de dupla embraiagem com sete velocidades. A qualidade do A3 Sportback é a já conhecida das marcas premium do grupo Volkswagen. Bons materiais e boa qualidade de montagem são o apanágio deste modelo. Mas esta terceira geração do A3 Sportback está mais estável e segura do que a anterior.
A nova plataforma MQB, do grupo Volkswagen, serviu de base aos Volkswagen Golf e Seat León. Agora foi aplicada no A3 Sportback. O A3 Sportback obteve a classificação máxima nos testes do Euroncap. Este modelo vem com sistemas de segurança como Pre-Sense Basic e Audi Pre-Sense Front que constitui uma junção com o cruise control adaptativo. Também o Secondary Collision Brake Assist procura reduzir o choque em cadeia em caso de colisão traseira. Já o Audi Active Lane Assist evita a fadiga e procura manter o veículo na faixa de rodagem.
Os níveis de equipamento podem ser Attraction ou Sport. Mas como a diferença de preços não é muita a gama Sport valerá a pena o investimento ao juntar ao equipamento de série faróis de nevoeiro, jantes de liga leve de 17'', bancos desportivos, computador de bordo, suspensão desportiva, volante desportivo, climatizador, sistema infoteinment MMI e ainda a função Audi Drive Select que permite alterar o comportamento do veículo consoante a situação (efficiency, comfort, dynamic, auto).
O sistema MMI pode associar-se ao Audi Connect mediante mais 2.700€. Permite fazer uma conexão ao computador pessoal, ao iPod, ao iPad, ter acesso ao Google ou às redes sociais, a informação de trânsito, visualizar e-mail ou planear um percurso. Existe ainda um pacote mais desportivo - S line, que trás faróis xénon, sensores de estacionamento à frente e atrás, indicação visual de obstáculos, assistência ao parqueamento, sensores de chuva e luz, tecto de abrir eléctrico em vidro e ainda um luxuoso sistema de som da Bang & Olufsen.
Versões a gasolina
1.4 TFSI (122cv): 203km/h; 5,2L/100km; 120g/km; 27.940€1.8 TFSI (180cv): 232km/h; 5,8L/100km; 135g/km; 33.940€
Versões a diesel
1.6 TDI (105cv): 195km/h; 3,8L/100km; 99g/km; 28.340€2.0 TDI (150cv): 216km/h; 4,2L/100km; 108g/km; 33.340€
Prós e contras
+ qualidade geral, condução, conforto, espaço a bordo
- alguns opcionais
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