alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
BMW i8 Spyder concept (2013)
O BMW i8 Spyder concept é um protótipo da marca bávara, que servirá de base para lançar em 2014 um veículo híbrido desportivo. Por enquanto ainda é apenas um exercício de estilo, diga-se, bem conseguido. Quanto à parte tecnológica subsistem dúvidas se a BMW conseguirá mesmo conceber a motorização que afirma para o próximo ano de 2014 pois o handicap dos alemães em relação ao avanço dos japoneses ainda é grande.
O i8 Spyder concept é um roadster desportivo de dois lugares ao estilo dos spyders antigos. Em termos estéticos apresenta uma linguagem marcadamente futurista e fragmentada feita de vários elementos separados entre si através de um jogo de três cores - azul, preto e cinza, para combinar com as cores do logotipo. Um pormenor curioso, nunca visto, são as portas que abrem em forma de asa de gaivota e que rematam na própria cava da roda. Os faróis da frente esticados e pontiagudos fazem lembrar o Honda Civic. A BMW pretende fazer deste carro um veículo marcante para a marca. A letra i passará a designar a gama de veículos híbridos e eléctricos.
O i8 Spyder concept usará dois motores: um a gasolina e outro eléctrico. O bloco de combustão de 1,5L conta com três cilindros e é auxiliado por um turbo que debitará 223cv sendo montado atrás dos bancos como os spyders à moda antiga. O motor eléctrico de 131cv será colocado na frente e terá a bateria montada ao centro, para uma melhor distribuição do peso.
A potência combinada estimada será de 354cv, suficientes para fazer atingir os 100km/h em apenas 5 segundos. Terá tracção integral às quatro rodas. Poderá funcionar em modo eléctrico mas apenas para curtas distâncias. No entanto, e como se referiu, por enquanto o i8 Spyder não passa de um projecto e o seu preço, tendo em conta o investimento inicial da BMW nesta tecnologia, será de esperar que ande à volta dos 150.000 euros ou mais. O seu lançamento o mais provável é que seja adiado para 2015 ou 2016 quiçá. Entretanto recorde-se que outra marca já está na calha para o lançamento de outro híbrido desportivo. Mas ao invés da marca germânica, este será para entrar na produção oficial. Nada mais nada menos que o futuro Honda NSX. Aguardemos.
///
2013,
bmw,
concept cars,
hybrid electric gasoline
Sem comentários: