A Hyundai lançou a terceira geração do Santa Fé, um SUV de referência da marca coreana por um preço base de 38.890€ na versão de tracção a duas rodas. Está menos "redondo" e com um design mais moderno. Quanto a motorização apenas estará disponível um bloco a diesel, o 2.2 CRDi VGT de 197cv.
O estilo da terceira geração do Santa Fé está mais agressivo com faróis pontiagudos e uma grelha trapezoidal estilizada em contraste com a grelha em forma de língua que marcava a geração anterior. Grelha que tem um acabamento cromado mais sofisticado.
Este estilo foi baptizado pela Hyundai de Storm Edge e inspira-se no aspecto de um tempestade. Por sua vez as formas, denominadas Fluidic Sculpture, estão mais fluídas e musculadas. As rodas têm agora cavas em plástico conferindo um ar mais robusto.
O novo Santa Fé está mais espaçoso. E era de esperar. No entanto é um feito já que esta nova geração é mais baixa. Transporta sete passageiro de forma confortável. Quanto a equipamento, o Santa Fé está disponível em dois níveis apenas: Comfort ou Style. Agora o novo Santa Fé pode oferecer um tecto panorâmico que é uma mais valia em dias primaveris.
Trás de série vários sistemas de auxílio à condução como arranque em subida, controlo em descida, ajuda ao estacionamento, travão eléctrico e ainda um útil sistema de alerta em caso de saída da faixa de rodagem para condutores mais sonolentos. Quanto a segurança de realçar que o Santa Fé foi o melhor SUV nos teste do Euroncap de 2012.
O nível Style de tracção a duas rodas deverá ser o modelo preferido do mercado português. A caixa pode ser manual ou automática com seis velocidades. A versão 4x4 permite aventuras fora de estrada, mas não é o seu ambiente preferido já que o Santa Fé foi mais concebido para o asfalto.
Importante de referir que com tracção às duas rodas esta viatura paga classe 1 nas portagens. O novo Santa Fé trás ainda um outro pacote apetecível: garantia de 5 anos com número de kilómetros ilimitado e assistência em viagem e verificações gratuitas durante 5 anos.
Dimensões
Comprimento: 4690 mmLargura: 1890 mm
Altura: 1680 mm
Mala: 125 L
Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2199cc, 16 válvulasTracção: dianteira (4x2) ou às quatro rodas (4x4)
Alimentação: injecção directa por rampa comum com turbo
Potência: 197cv
Binário: 412 Nm às 1800-2500 rpm
Caixa: Manual ou automática 6 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 190 km/hConsumos
Combinado: 5,6 L/100km (4x2)Emissões CO2: 147g/km
Preço
a partir de 38.890€
Sem comentários: