Kia Cee'd Sportwagon II 1.6 CRDi (2013)



A carrinha Kia Cee'd Sportwagon está mais refinada e madura. O modelo com o bloco 1.6 diesel com 128cv é o mais apetecível do mercado português. E aliado à tradicional garantia de sete anos da marca coreana, esta é uma carrinha que vai dar dores de cabeça à concorrência. Promete mexer no mercado.

A nova geração da Kia Cee'd Sportwagon tem uma estética mais arrojada. Se olharmos à primeira vista para a frente podemos encontrar os faróis idênticos a uma anterior geração BMW. O designer Peter Schreyer foi buscar inspiração à BMW nos faróis de pestanas alongadas. A vinda de Peter Schreyer para a Kia, que agora ocupa o cargo de presidente da marca coreana, é uma mais valia. Facto disso é que os produtos da Kia foram os que mais evoluíram na indústria automóvel. Este Kia Cee'd Sportwagon é mais outro exemplo dessa evolução ao beneficiar de uma estética com mais carisma. Tem um design mais apurado, como os faróis, a grelha em forma de dente, ou perfil mais esbelto. A qualidade é perceptível apesar de se manterem alguns plásticos duros. A nova Kia Cee'd Sportwagon está mais madura. Fruto disso é também o seu preço que elevou a fasquia. Alguns elementos fazem querer parecer que estamos perante uma viatura premium como a moldura cromada à volta dos vidros.



A nova Kia Cee'd Sportwagon oferece muito espaço a bordo para cinco passageiros. No entanto o comportamento do motor revela que está mais apta para viagens longas, onde se revela exemplar, do que em viagens urbanas onde motor revela alguma falta de genica nas recuperações. Ao nível dos materiais, como se referiu, persistem alguns plásticos duros mas a melhoria geral é evidente. A posição para os passageiros da frente foram melhoradas. Atrás o espaço também abunda onde cabem três ocupantes sem se empurrarem entre si.

A capacidade da bagageira também merece destaque. Tem capacidade para 528 litros. Uma mais valia pois ultrapassa Ford Focus e Renault Grand Tour. Apenas Skoda Octavia permanece à frente. A bagageira tem uma tampa onde se escondem espaços de arrumação. A condução da Kia Cee'd Sportwagon está mais confortável e beneficia da opção de se poder escolher o modo Confortável que a torna mais leve, ideal para estacionar. A caixa manual de seis velocidades revela-se suave, e o arranque é competente embora a potência só se sinta na íntegra às 1900rpm, o que é uma pena pois em recuperações perde alguma elastecidade. No entanto em estrada é exemplar, principalmente se escolhermos o modo Desportivo. De referir que o bloco 1.4 diesel é mais silencioso do que este 1.6.



Quanto a consumos, apesar dos anunciados 4,4L/100km, é possível conseguir 5,5L/100km, desde que se mantenha uma condução moderada. O desenho do tabelier e da consola central estão bem arrumados e é fácil o seu manuseamento. Por sua vez o volante apresenta demasiados botões o que pode revelar-se um empecilho para a condução. Quanto a equipamento de segurança a Kia Cee'd Sportwagon está bem recheada. Vem com ABS, airbags frontais, laterais e cortina, travões de distribuição electrónica, controlo de estabilidade e muito mais. Obteve nota máxima nos testes Euroncap.

O Kia Cee'd Sportwagon pode vir ainda, em opção, com um tecto de abrir que é óptimo para o verão, mas também para o inverno visto que é possível abrir a protecção e manter o vidro fechado criando efeito de estufa. A colocação do isqueiro, porta USB, tomada 12v e ligação bluetooth estão bem arrumadas sem perturbar a concentração do motorista. Quanto a sensores de estacionamento traseiro, são uma opção incluída num pacote de 1250€ que obriga a adquirir navegador de condução.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1582cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por common rail
Potência: 128cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm às 1900-2750 rpm
Caixa: manual 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4505 mm
Largura: 1780 mm
Altura: 1485 mm
Peso: 1420 kg
Mala: 528 L
Depósito: 53 L

Prestações
Velocidade máxima: 193 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s

Consumos
Combinado: 4,4 L/100km
Emissões CO2: 116g/km

Preço
a partir de 26.790€

Prós e contras
+ estética, equipamento, consumo, espaço a bordo, comportamento em estrada, prazo de garantia
- alguns materiais, recuperações em circuito urbano, ruído motor, preço, alguns opcionais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO