Peugeot 2008 (2013)



A Peugeot lançou o 2008, um pequeno crossover que tem como base o novo Peugeot 208 e que pretende concorrer com os pequenos SUV's. Como se referiu o novo 2008 tem a base do 208. A distância entre eixos é a mesma embora seja mais comprido, mais largo, mais alto em relação ao solo e apresente uma mala maior. O trabalho da Peugeot consiste em rentabilizar as plataformas para torná-las o mais flexíveis e polivalentes possíveis.

Um pouco como faz o grupo Volkswagen ao usar a mesma plataforma para modelos da Seat, Audi ou Volkswagen. Em termos tecnológicos, o novo 2008 não traz nada de novo. O habitual painel de bordo elevado em relação ao volante já é uma marca dos novos Peugeot. O travão de mão é ao estilo de avião. Ou seja o que se vê no interior do 2008 será o mesmo já visto no 208.

Em termos de condução, o pequeno crossover 2008 pode fazer pequenas aventuras fora do asfalto, mas não é o seu meio preferido. Em termos exteriores o 2008 vai beber a sua forma e conceito ao 208. Apresenta algumas alterações estéticas para ter um ar mais robusto de crossover. As cavas das rodas que protegem a pintura assim indicam a intenção para andar em pisos diferentes do alcatrão, mas a sua capacidade não é propriamente apropriada para todo-o-terreno. Existe um botão para controlar o sistema Grip Control, ou seja a tracção, mas é meramente decorativo porque no fundo o 2008 não possui tracção às quatro rodas. A intenção da Peugeot foi não introduzir essa tecnologia para não encarecer o preço do 2008.



No entanto o 2008 trás sistema de auxílio ao estacionamento através de sensores. Os materiais e acabamento são competentes. O preço de entrada do 2008 arranca nos 15.961€, o que não deixa de ser um factor competitivo. Também o consumo desta versão a gasolina 1.2 VTi apresenta uns surpreendentes 4,9L/100km. Pode não ser a versão preferida do mercado, mais apto para o diesel. No entanto, e tendo em conta o consumo, em termos de manutenção futura é um ponto a reter.

Nas versões diesel o 1.4 não será o modelo mais apetecível devido à pouca potência. Mas pode trazer volante em couro, ecrã táctil, jantes de liga leve com 16'', ar condicionado manual, e bluetooth. Durante o pré-lançamento serão disponibilizados na internet 30 unidades de uma série especial com o bloco 1.6 e-HDi de 115cv, caixa manual de 6 relações e ainda sistema de start-stop. Esta versão vem com equipamento Allure que inclui ajuda no estacionamento, ar condicionado dual-zone, faróis nevoeiro, navegação e pack visibilidade, sistema de luz em curva, e ainda outros extras como sistema grip control, bancos desportivos, jantes em liga leve de 17'', pintura metalizada, tecto panorâmico com iluminação Led e pedais e soleiras de portas em alumínio. Uma oportunidade a não perder.



Para além disso a Peugeot tem ainda outras ofertas para os clientes. Quem reservar um modelo com motorização HDi até antes de Junho poderá beneficiar da gama imediatamente acima sem pagar mais por isso e ainda de um pacote de manutenção gratuito durante 4 anos ou 80.000km que inclui mudança de óleo e filtros.

Modelos a gasolina
1.2 VTi (82cv): 13,5s; 169km/h; 4,9L/100km; 114g/km; 15.961€
1.6 VTi (120cv): 9,5s; 196km/h; 5,9L/100km; 135g/km; 21.311€

Modelos a diesel
1.4 HDi (68cv): 14,9s; 159km/h; 4,0L/100km; 104g/km; 18.511€
1.6 e-HDi (92cv) cxM: 11,5s; 181km/h; 4,0L/100km; 103g/km; 21.711€
1.6 e-HDi (92cv) cxA: 13,3s; 180km/h; 3,8L/100km; 98g/km; 24.461€
1.6 e-HDi (115cv): 10,4s; 188km/h; 4,0L/100km; 105g/km; 22.511€

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO