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Peugeot 308 II (2013)
A Peugeot apresentou a segunda geração do 308. Um caso único já que é muito raro a marca francesa continuar a designação de nomes (neste caso números) preferindo atribuir novos números em vez de repeti-los. Talvez para ficar em linha com o 208. Este modelo é inteiramente novo para melhor enfrentar o competitivo segmento C dos hatchback compactos no mercado europeu.
A base do novo 308 acenta na plataforma EMP2 do grupo PSA que também serve o Citroën C. Com esta plataforma os apoios do motor são muito mais baixos do que na anterior geração, permitindo reduzir a altura do capôt. É mais baixo sendo que o seu comprimento passou agora para os 4,250 metros.
Em termos estéticos o novo 308 segue a linha iniciada no 208. Mas aparece agora mais preciso e rigoroso tendo como objetivo forçar a entrada num espaço mais premium. A frente com uma boca enorme desaparece dando lugar a uma grelha mais contida e com uma moldura cromada. A grelha inferior é que assume, agora, dimensões maiores.
Os faróis deixaram de ser aquelas tiras alongadas com forma afiada estando mais consensuais bem ao estilo Opel Astra e com o pormenor da pestana inferior. Não perderam dinamismo, apenas ganharam uma proporção mais coerente. Os Led's diurnos passam a ser de série. No geral a frente ficou mais horizontal e harmoniosa.
As cavas das rodas que apresentavam um formato algo estranho aparecem agora mais suavizadas e fluídas retirando ruído estético à lateral do veículo. O flanco está, portanto, mais elegante. clássico e refinado com uma forma mergulhante para a frente a conferir mais dinamismo. Um vinco lateral a conferir mais músculo, prolonga-se até às ópticas traseiras. E aqui é que reside alguma polémica pois os faróis traseiros quer deste 308, quer do 208 não são consensuais. A forma recortada em dente não é uma solução eficaz em termos estéticos.
O pilar traseiro transmite a sensação de robustez ao veículo. Os vidros laterais, por sua vez, vêm com moldura cromada pretendendo dar um ar premium ao 308. O interior apresenta um novo design. O tabelier e a consola central foram reduzidos ao mínimo e essencial dando um ar mais limpo ao habitáculo. O ecrã táctil infoteinment de 9,7'' passa a controlar algumas funcões como o ar condicionado o que permitiu eliminar alguns botões.
Em suma o novo Peugeot 308 está mais em linha com o novo Volkswagen Golf. Será apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Frankfurt.
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