Renault Clio IV Dynamique S TCe 90 (2013)



A Renault divulgou a versão de três cilindros a gasolina do novo Clio. O Clio Dynamique S TCe 90 é um utilitário de 90cv de sangue na guelra. Devido ao uso de três cilindros tem o inconveniente de ser um pouco mais ruidoso especialmente em ralenti ou arranque. Mas apesar disso o som não desagrada e em andamento até consegue ser silencioso. Não é tão suave como um quatro cilindros, mas tem vitamina sufuciente para dar resposta a qualquer situação.

O que contribui para a vivacidade deste motor é o facto do binário estar logo disponível às 2500rpm que se mantém até às 5000rpm. Um carro ideal para o pára-arranca. O único senão é mesmo o consumo. A Renault anuncia 4,3L/100km mas na prática este valor chega facilmente aos 7,5L/100km. A desvantagem de se ter a potência imediata de 90cv num motor de 0,9cc é que isso reflecte-se no consumo.

Ao nível estético o Clio Dynamique S TCe 90 distingue-se do Clio normal devido a elementos decorativos na carroçaria em tom vermelho. A grelha frontal, o remate do porta-bagagens, um friso no embasamento da porta e ainda em opção jantes bi-colores marcam esta variante do Clio. A traseira do novo Clio marca pontos, está mais esbelta. A frente está mais agressiva, no entanto é de salientar que a moda de alongamento dos faróis pode parecer agradável à vista, mas a tendência, com o passar do tempo, é queimarem-se mais facilmente com os raios ultravioletas e ficarem amarelados ao fim de alguns anos, principalmente se o carro não descansar numa garagem.



A quarta geração do Clio está maior mas mais leve (pesa apenas 1009Kg) e isso também contribui para menores consumos, mas é necessário uma certa dose de paciência para se conseguir poupar combustível deste bloco de 90cv. Diversão ao volante é o que não falta neste carro. Até porque está mais estável e a direcção mais precisa. Os travões são competentes dando a sensação de segurança.

O ambiente nos lugares da frente é espaçoso, pecando apenas atrás onde os lugares traseiros se revelam escassos, devido ao desenho exterior do veículo. O painel do condutor tem dois manómetros circulares e uma elipse ao centro com informações sobre o carro. Esta solução, diga-se, é algo discutível em termos ergonómicos para a vista. O volante, com comandos, também tem uma decoração em vermelho que parece destoar e ao fim de algum tempo pode cansar a vista. Para além disso a tendência é perder a cor e ganhar sujidade. O acabamento das costuras colocado à frente do volante prometem arranhar a mão do(a) condutor(a) mais sensível.



É um facto que os acabamentos precisam de ser melhorados neste Clio pois prometem transformar-se em ruídos parasitas. Quanto a pormenores este novo Clio está melhor. Por exemplo a tradicional haste manual que segura o capôt do motor foi substituída por um sistema blocante mais cómodo. Pela negativa é o facto das janelas traseiras serem de comando manual.

A consola central com o navegador é uma mais valia. O equipamento de série do Clio Dynamique S TCe 90 também é um trunfo. Trás assistência ao arranque em subida, sistema Isofix para cadeiras de criança. A capacidade da mala cresceu ligeiramente. Mas este carro não é propriamente destinado para famílias devido ao espírito reguila e consumos pouco amigáveis. A faixa mais jovem é o alvo do Clio Dynamique S TCe 90.

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 899cc, 12 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção multiponto sequencial com turbo
Potência: 90cv às 5000 rpm
Binário: 135 Nm às 2500 rpm
Caixa: Manual 5 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4063 mm
Largura: 1732 mm
Altura: 1448 mm
Peso: 1009 kg
Mala: 300 L
Depósito: 45 L

Prestações
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13 s

Consumos
Combinado: 4,3 L/100km
Emissões CO2: 99g/km

Preço
a partir de 16.300€

Prós e contras
+ design, comportamento do motor
- alguns elementos e acabamentos decorativos de gosto e qualidade discutível, espaço atrás, consumo real

1 comentário:

Nuno Almeida

Boa tarde, Gostaria de vos contactar existe algum email ?

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