Skoda Octavia Break III (2013)



A nova Skoda Octavia Break está maior, mais espaçosa, tem uma mala com uma capacidade invejável e vem com mais tecnologia do grupo Volkswagen. A relação preço/equipamento também é outro trunfo desta carrinha checa. Esta terceira geração custa mais 700€ do que a versão berlina o que não deixa de ser um factor importante a considerar na hora da escolha.

Em termos estéticos a nova Skoda Octavia Break tem as já tradicionais linhas clássicas, mas com traços mais harmoniosos e dinâmicos. O spoiler traseiro e certos pormenores conferem um ar mais sóbrio à carrinha, elevando o seu estatuto. A nova Skoda Octavia Break tem personalidade distinta em relação à versão berlina o que é um trunfo. Ou seja não é uma mera derivação.

A mala da nova Skoda Octavia Break tem mais 30 litros do que a anterior geração. O banco do ocupante dianteiro pode ser rebatido o que permite transportar objectos até 3m de comprimento. Também o fundo da mala dispõe de uma divisão oculta que permite arrumar vários objectos como, por exemplo, as barras do tejadilho que, neste caso, são amovíveis. Tem ainda tomada de 12v, iluminação e redes e ganchos para evitar que os objectos "dancem" na bagageira.



À imagem do que já foi feito noutros modelos o tapete da bagageira é reversível com um dos lados em borracha lavável e tecido no outro. Mas não é só a bagageira que foi melhorada. No interior há espaço para transportar cinco passageiros de forma confortável em viagens longas. Os espaços de arrumo no habitáculo são muitos. A Skoda Octavia Break partilha da plataforma modular MQB do grupo Volkswagen que transmite maior leveza, dinamismo e estabilidade à condução.

Quanto a motorizações são os blocos conhecidos do grupo Volkswagen. Três blocos a gasolina e dois blocos a gasóleo são as ofertas disponíveis. Todas as versões vêm de série com a tecnologia Green Tec que inclui sistema star-stop e recuperação de energia nas travagens. No final do ano estará disponível uma versão GreenLine a gasóleo 1.6 com 110cv que, segundo a marca, regista consumos de 3,3L/100km. Esta poderá ser a versão preferível do mercado português. As caixas da Skoda Octavia Break serão ou manuais de 5 e 6 velocidades ou automáticas DSG de dupla embraiagem de 6 e 7 velocidades variando nas motorizações.

Também está previsto uma versão Skoda Octavia Break 4x4, por encomenda, de tração às quatro rodas com embraiagem Haldex de 5ª geração do grupo Volkswagen. Ao nível de equipamento vem com três níveis: Active, Ambition e Elegance. Em relação à anterior geração existe um upgrade considerável em termos de qualidade e quantidade de equipamento. A Skoda Octavia Break obteve a nota máxima nos testes do Euroncap.



Dimensões
Comprimento: 4659 mm
Largura: 1814 mm
Altura: 1465 mm
Mala: 610 L

Modelos a gasolina
1.2 TSI (86cv) cx M: 12,2s; 178km/h; 5,3l/100km; 122g/km; 19.500€
1.2 TSI (105cv) cx M: 10,6s; 193km/h; 5,1l/100km; 117g/km; 20.500€
1.4 TSI (140cv) cx M: 8,5s; 212km/h; 5,3l/100km; 121g/km; 24.050€
1.4 TSI (140cv) cx A: 8,6s; 212km/h; 5,0l/100km; 116g/km; 28.300€
1.8 TSI (180cv) cx M: 7,4s; 229km/h; 6,1l/100km; 141g/km; 29.400€
1.8 TSI (180cv) cx A: 7,5s; 229km/h; 5,7l/100km; 132g/km; 31.900€

Modelos a diesel
1.6 TDI (105cv) cx M: 11,0s; 191km/h; 3,8l/100km; 99g/km; 24.500€
1.6 TDI (105cv) cx A: 11,1s; 191km/h; 4,0l/100km; 104g/km; 28.900€
2.0 TDI (150cv) cx M: 8,6s; 216km/h; 4,2l/100km; 110g/km; 30.900€
2.0 TDI (150cv) cx A: 8,7s; 213km/h; 4,5l/100km; 119g/km; 33.400€

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