Mercedes-Benz SLS AMG Electric Drive (2014)



A Mercedes apresentou um protótipo do SLS 100% eléctrico com assinatura da AMG, a lançar em 2014. As gamas eléctricas da Mercedes e Smart denominam-se Electric Drive (ED). Este modelo promete ser o mais rápido de sempre da AMG. A acompanhar o veículo eléctrico também existirá um barco de corrida com motores eléctricos.

A AMG é conhecida por produzir os Mercedes com sonoridades mais "musculadas". O som do bi-turbo V8 é um hino para os amantes de motores. A sua sonoridade aproxima-se muito dos muscle cars americanos. Mas, por ironia, o mais poderoso AMG de sempre será também o mais silencioso de todos. O SLS AMG ED é 100% eléctrico e, por isso, não produz qualquer ruído mecânico.

O SLS AMG ED é uma prova de que os veículos eléctricos não são sinónimo de carros lentos. Tem 740cv de potência fornecidos por quatro motores eléctricos ao equivalente a 13.000 rpm (o SLS AMG GT a gasolina tem 583cv). O SLS AMG ED é capaz de atingir os 100km/h em meros 3,9s. A potência é encaminhada por um sistema denominado AMG Torque Dynamics que transmite a energia às quatro rodas.



Tem vários modos de condução entre eles o modo comfort e sport. Os motores não estão localizados junto às rodas de forma a diminuir o peso na suspensão. Os travões são poderosos discos em carbono-cerâmico com 15,8'' à frente e 14,2'' atrás. A energia é armazenada num sistema de refrigeração líquida de 60 kWh.

A bateria de iões de lítio foi desenvolvida pela Mercedes-AMG e é composta por 12 módulos, cada um com 72 células, prefazendo um total de 864 células. É possível recarregar parte da bateria mediante a travagem ou desaceleração através de um sistema de recuperação de energia KERS, idêntico ao da fórmula 1. A carga rápida pode ser efectuado em 3 horas através de um sistema opcional de 22 kW. Se optar por uma tomada normal a carga completa demora 20 horas.



Ainda não se sabe qual a autonomia real do veículo. Apesar do motor não produzir qualquer ruído, a AMG desenvolveu um conjunto de sons virtuais que acompanham o regime do motor e são audíveis no accionamento do carro e em aceleração. O SLS AMG ED tem um monocoque de fibra de carbono, ligado a uma estrutura espacial de alumínio que abriga a bateria do carro. As rodas de frente têm um sistema de suspensão inspirada na fórmula 1.

Em termos estéticos o SLS AMG ED é muito semelhante à versão a combustão mas com ligeiras alterações. Tubos de escape são um adereço desnecessário por isso não existem. As grelhas frontais (central e laterais) diferem por serem em chapa perfurada com favos a convergirem para o logotipo e em pintura na mesma cor da carroçaria. Os rasgos laterais junto às portas em asa de gaivota mantêm-se, não se sabendo se são meramente decorativos.



As cores disponíveis da carroçaria estarão limitadas a um azul cromático, a um amarelo fosco neon denominado electricbeam, e mais quatro cores. No painel de bordo os manómetros são substituídos por um display futurista com informações sobre os requisitos de energia, estado de regeneração, modos de transmissão e carga da bateria. O único senão desta super máquina é mesmo o preço que começa nuns proibitivos 416.500€(!) na Alemanha. Em Portugal há que acrescentar a habitual carga fiscal. Mas não se espera que haja algum luso interessado em dispender meio milhão de euros por esta viatura.

O preço do custo inicial de fabrico de veículos eléctricos continua a prejudicar as marcas alemãs. Pelo preço este é um veículo para um nicho de mercado, limitado o um número reduzido de vendas. Não se pode considerar como um veículo de produção em série a grande escala. Veremos se a data de apresentação será mesmo cumprida depois de ser conhecida a decisão da Audi de adiar o projecto de veículos eléctricos.

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