

Já ouviu falar em Seat Bank, Volkswagen Bank ou BMW Bank? Provavelmente não. Mas as marcas automóveis alemãs agora também já têm bancos. Ao comprar viaturas germânicas a prestações, para além de pagar o preço da viatura, também paga juros a bancos alemães, propriedade dessas marcas.
Em vez dos juros irem parar a bancos nacionais são os próprios alemães que os arrecadam através de sistemas de financiamento mediante bancos próprios. Portanto um grande negócio para os alemães que acabam por lucrar com o preço e os juros cobrados. Quando adquirir um automóvel alemão está a contribuir para o lucro de uma marca alemã e para o financiamento de bancos alemães.
Um estudo recente mostra que desde que começou a crise económica em 2008, a Alemanha poupou 80 mil milhões de euros. Ao contrário disso os países ditos "periféricos" ficaram com uma economia pior.
E enquanto a Alemanha se financia nos mercados com juros próximos do zero, Portugal é obrigado a pagar 5%, 6%, 7% ou mais (agora tem pago 3% à troika).
2 comentários:
O domínio do império alemão
A crise vai chegar à alemanha