BMW Isetta (1955-62)



A BMW é famosa por produzir carros desportivos de alta performance, no entanto a história actual da BMW deve-se ao sucesso do Isetta. O BMW Isetta foram produzido a partir de 1955 e pode-se dizer que foi o carro que salvou a BMW. O Isetta é um micro-carro de origem e design italiano com tecnologia oriunda de motorizadas e teve licença de construção em vários países, incluindo a Alemanha através da BMW. Um modelo italiano conseguiu evitar o fecho da marca germânica. Na Alemanha podia ser conduzido apenas com carta do motorizada.

A BMW importou o modelo de Itália numa altura em que atravessava dificuldades económicas depois da segunda grande guerra mundial. Optou por não mexer no exterior e introduziu algumas alterações técnicas com a adopção de motores já existentes na empresa alemã e que equipavam motorizadas da BMW. Com isto a BMW não necessitou de produzir carroçarias nem criar novos motores. O primeiro a surgir foi o Isetta 250, de 250cc, baseado num motor de um cilindro R25/3 que equipava motos BMW. Depois aparece o Isetta 300, com 300cc. Posteriormente surge o Isetta 600, uma variante com maior volume, segunda fila de bancos atrás e um motor de dois cilindros com uma potência de 582cc. No entanto o 600 revelou-se inestético e não conseguiu competir com o Volkswagen Beetle. Em 1962 foi encerrada a produção do Isetta e foi substituído pelo 700, um sedan mais convencional de quatro portas.



O modelo italiano original surgiu em 1953 pela empresa Iso Autoveicoli S.p.A de Renzo Rivolta. Vários países da Europa obtiveram licença para o fabricar, mas actualmente o único que sobreviveu e foi estimado por proprietários de clássicos foi o BMW Isetta. Foi o único que conseguiu obter popularidade. O BMW Isetta ficou conhecido como o "ovo" devido à sua forma. Tinha a particularidade de a porta se localizar na frente em vez de na lateral. Foi o primeiro carro de produção em massa que consumia apenas 3L/100km. E, devido à crise petrolífera existenta na altura, conseguiu responder ao mercado por ser bastante económico e eficiente. Também foi o carro de um cilindro mais vendido em todo o mundo com 161.728 unidades comercializadas.



O Isetta tinha vários rivais na Europa. Em Itália era o Fiat 500 e no Reino Unido o Austin Mini. Com o fim da crise petrolífera, a procura de micro-carros diminuiu. Foi graças ao Isetta que a BMW conseguiu equilibrar as suas finanças e reerguer-se. Se tal não tivesse acontecido a história hoje poderia ser outra. Posteriormente a Europa começou a produzir carros maiores e foi o fim da era dos micro-carros. O Isetta pode gabar-se de ter consumos muito comedidos, fruto do baixo peso e baixa cilindrada. Um conceito que foi retomado actualmente pela Daimler com o Smart Fortwo. Em tempos falou-se na possibilidade da BMW produzir um modelo revivalista do Isetta, o mesmo que fez a Volkswagen com o Beetle, a Mini ou a Fiat com o 500.



Concorrentes na altura
Austin Mini
Fiat 500

Mecânica BMW Isetta 250
Motor: Gasolina, traseiro, 1 cilindro, 250cc (BMW R25/3 em aço e alumínio de motorizada)
Tracção: traseira
Potência: 12cv às 5800 rpm
Caixa: manual 4 velocidades

Dimensões
Comprimento: 2250mm
Largura: 1321mm
Altura: 1321mm
Peso: 353 kg
Lotação: 2 lugares (+ 1 uma criança ao meio)

Prestações
Velocidade máxima: 85 km/h
Aceleração 0-50 km/h: 11 s

Consumos
Combinado: 3 L/100km

Preço
820€ (em 1957)



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