Toyota Verso II 2.0 D-4D (2013)



O Toyota Verso vai na segunda geração. O MPV da Toyota não é um mero facelift pois tem muitos componentes novos. Pretende cativar novos clientes não apenas pelo espaço, mas também pelo design e consumo. O Toyota Verso é uma boa opção para famílias numerosas, mas já é mais do que isso.

O novo Verso foi projectado no centro de Design da Toyota na Europa pelo que está mais ao gosto do mercado europeu com uma estética mais aguerrida. Em relação à primeira geração o novo Verso tem 470 componentes novos, e muitos deles são bem visíveis, como a frente que apresenta uma cara renovada à imagem dos outros modelos da família Toyota. Também o interior foi modificado com novos materiais e acabamentos.

Ao todo o Verso leva sete passageiros de forma confortável, o que, para famílias bastante numerosas, é uma mais valia. O sistema dos bancos facilita a montagem e desmontagem dos mesmos. Também o acesso ao interior é feito sem grande esforço. Espaço é o que não falte neste Verso. Mas, fruto de um design menos afoito atrás, o mesmo não se pode dizer da bagageira que tem capacidade para 440 litros. No entanto há sempre a possibilidade de rebater a última fila de bancos ou, caso o veículo vá todo lotado, usar as barras do tejadilho.



Em termos mecânicos o Verso estará apenas disponível em versões diesel. Um bloco de 2.2L com 150cv (com equipamento de topo e caixa automática) e outro 2.0L com 124cv (caixa manual 6 velocidades) que será o preferido do mercado nacional, até pela carga fiscal mais suave. A Toyota anuncia um consumo de 4,9L para o motor de 2.0L embora na prática será melhor adicionar mais uma unidade. Por enquanto ainda não existe uma versão híbrida para este MPV. Aliás um modelo híbrido de sete lugares é o Prius+ mas o consumo acaba por ser superior a este Verso 2.0.

Portanto o consumo aproximado de 5,9L para um veículo de quase duas toneladas é um feito. Agora não se espere grandes aventuras com este veículo. Para compensar este facto o binário está logo disponível nas 1600 rpm o que permite boas recuperações no pára-arranca. A suspensão do novo Verso foi melhorada tornando as viagens longas mais confortáveis. Já em termos de equipamento há a salientar a ausência de sensores de estacionamento que dão muito jeito dada a visibilidade traseira ser reduzida e as dimensões avantajadas deste Verso.



Depois existe algum equipamento opcional questionável. O sistema de head-up display, que projecta informação relevante no pára-brisas sem que o condutor tenha de desviar o olhar da estrada, é desnecessário já que a colocação dos manómetros estão ergonomicamente bem colocados. O Verso vem ainda com um sistema de navegação Touch&Go que indica qual o melhor trajecto a seguir. No entanto revela-se algo confuso e pouco preciso.

Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1998cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum com turbo de geometria variável e intercooler
Potência: 124cv às 3600 rpm
Binário: 310 Nm às 1600 - 2400 rpm
Caixa: manual 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4460 mm
Largura: 1790 mm
Altura: 1620 mm
Peso: 1715 kg
Mala: 440 L
Depósito: 55 L

Prestações
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,3 s

Consumos
Combinado: 4,9 L/100km
Emissões CO2: 129 g/km

Preço
a partir de 31.500€

Prós e contras
+ espaço e lugares a bordo, consumo, facilidade de manuseamento dos bancos
- falta algum equipamento, bagageira limitada, visibilidade traseira

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