Lola-Drayson Racing Technologies B12 / 69 EV (2013)



A Drayson Racing Technologies está a testar um veículo 100% eléctrico para correr nas American Le Mans Series. Trata-se do protótipo Drayson Racing Technologies B12 / 69 EV com chassis da Lola, fruto de uma parceria entre a Lola Cars e a Drayson Racing Technologies. A Drayson Racing pretende investir em carros "verdes" e aposta na alta competição sustentável com um veículo, também ele verde.

Mas um dos objectivos da Drayson Racing é também atingir o recorde de velocidade com um carro eléctrico na categoria abaixo de 1000kg. O actual recorde pertence ao Battery Box General Electric estabelecido em 1974. A Drayson Racing irá também participar ná fórmula E que irá arrancar em 2014.



O B12 / 69 EV dispões de quatro motores eléctricos, que fornecem energia às rodas traseiras. A potência total é de 643cv mas a Drayson pretende chegar aos 850cv. As três baterias, desenvolvidas pela BAE Systems, são feitas de células de carbono em favos de mel e preenchidos com uma solução à base de níquel. A alta performance é possível ser atingida com carros eléctricos e a Drayson irá tentar prová-lo. A tecnologia desenvolvida será, posteriormente, canalizada para carros de estrada.



Os amortecedores foram desenvolvidos pela Multimatic e gerarão electricidade através do movimento da suspensão. O sistema de carregamento da bateria, desenvolvido pela empresa HaloIPT, será feito por wireless sem necessidade de qualquer ligação física. O carro pára na boxe sob um carregador acoplado no pavimento e dá-se a transferência de energia.



Uma grande curiosidade das baterias deste veículo é que podem ser moldadas em qualquer parte do veículo podendo assumir formas em 3D. É possível colocar a bateria juntamente com paineis solares no tejadilho e aproveitar a energia do sol para carregar a bateria. Um desafio que promete chegar num futuro próximo.

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