Todos eles com estatuto de clássicos importantes. Os modelos mais compactos e pequenos foram os que obtiveram mais sucesso. E é fácil perceber porquê. Baixo peso, fácil condução, melhor manobrabilidade, e melhor relação peso/potência.
Os apoios aerodinâmicos ajudaram a desenvolver os pocket-rocket's e a mantê-los "colados" ao solo. Mas um bom voo fica sempre bem para a fotografia.
Lancia Stratos - Sandro Munari

Este é, para nós, o carro mais espectacular que já passou nos rallys. Aliado a uma carroçaria pequena, de design apurado, aerodinâmico e vanguardista a Lancia juntou-lhe motores Ferrari, ou seja potência e velocidade garantida. A receita foi em cheio. Foi um devorador de terra batida. Actualmente vendem-se muitas réplicas, mas um original pode atingir a quantia de 500 mil euros.
Peugeot 205 - Ari Vatanen

Este pequeno carro tinha os ingredientes necessários para o sucesso. Pequenas dimensões, fácil manobrabilidade, potência e leveza. Era imbatível. Os Audi não conseguiam acompanhar o ritmo. Chegou a vencer a difícil prova do Paris-Dakar.
Lancia Delta HF Integrale - Tommi Makinen

O Lancia Delta Integral é, para muitos, o santo graal dos rallys. Compacto, de linhas rectas, agressivo, acompanhou o tempo áureo da Lancia. Ainda hoje suscita muita emoção nos fãs. Comprar um original em segunda mão não é tarefa fácil.
Audi Quattro - Michele Mouton

O Audi Quattro marcou o rally ao aparecer com tracção às quatro rodas. A versão mais musculada do Quattro foi considerado a "besta" ou o "foguete". Impressionava pela potência do motor (500cv!). Dos mais rápidos de sempre. Mas devido à potência, representava um perigo. Os regulamentos posteriores proibiram tamanha potência.
Subaru Impreza - Richard Burns

O Subaru Impreza foi um carro extremamente eficiente. Marcou a era dos sedãn's nos rallys. Equilibrado, robusto e com motores competentes chegou a dominar os rally's.
Ford Escort RS - Hannu Mikkola

O Ford Escort, é considerado o veículo símbolo dos rally's. Com um design intemporal, tracção traseira e um motor aguerrido, ainda hoje dita regras em provas clássicas de rally.
Renault R5 Turbo - Jean Ragnotti

O Renault 5 Turbo marcou uma geração. Dispunha de muita tecnologia inovadora. Era pequeno e com um centro de gravidade que beneficiava uma condução desportiva.
Citroën Xsara - Sebastien Loeb

Este veículo serviu para Sebastien Loeb alcançar enorme sucesso. O francês é o piloto com mais títulos mundiais.
Toyota Celica - Carlos Sainz

O Toyota Celica era um carro rápido com linhas curvas e faróis escamoteáveis. Na sua altura era difícil de bater.
Ford Focus - Colin McRae

O Ford Focus iniciou a era dos hatchbasck's nos rally's. Conquistou muitas vitórias e catapultou a marca da oval para o sucesso nos rally's.
Mitsubishi Lancer Evo - Tommi Makinen

O Mitsubishi Lancer Evo é um dos carros preferidos do tuning. Um dos modelos preferidos pela saga de filmes "Fast and furious". E é fácil perceber porquê. Motores fiáveis e potentes aliados a uma carroçaria leve e aerodinâmica permitiram conquistar muitas vitórias no rally.
Porsche 911 - Walter Rohrl

O Porsche 911 não se pode dizer que seja um carro de rally. No entanto em provas clássicas de resistência é um carro extremamente fiável que lhe permite conquistar sucessivos troféus.
Morris Mini Cooper S - Rauno Aaltonen

O Mini Cooper clássico conseguiu obter várias vitórias no rally e no Paris-Dakar. Marcou a geração de superminis. Com um centro de gravidade baixo e uma manobrabilidade fácil permitia manobras incríveis. Conseguiu bater carros supostamente mais potentes, mas menos eficazes.
Porsche 959 - Jacky Ickx

O Porsche 959 venceu a prova do Paris-Dakar e serviu para dar prestígio à marca alemã, que não se limitava a produzir carros desportivos, mas também fiáveis. O 959 marcou uma geração ao ser considerado, a par do Ferrari F40, o melhor carro da altura e com dois turbos.
Renault Alpine A110 - Ove Andersson

Um classic que passeou classe pelas pistas de rally. A carroçaria era em cor azul inconfundível.
MG Metro 6R4

O Austin Metro dispunha de motores ruidosos e potentes. Uma autêntica bomba que conquistou muitos adeptos, principalmente britânicos.
Sem comentários: