Pequenos carros ajudaram a salvar marcas europeias. O Isetta salvou a BMW depois da crise da guerra mundial, o 205 salvou a Peugeot depois de uma crise financeira, e recentemente o reeditado 500 livrou a Fiat de um cenário negro.
Os pequenos carros citadinos ou super mini's são bastante populares na Europa, principalmente nos períodos em que o preço da gasolina sobe.
Recentemente as marcas optaram por reeditar esse antigos modelos em edições que se podem considerar de luxo, quando comparados com os originais que eram mais acessíveis e marcaram gerações.
Lista ordenada por início de fabrico:
Volkswagen Beetle (1938 – 2003)
O "carro do povo" foi uma encomenda de Hitler que pretendia um veículo acessível para todos onde coubesse uma família de quatro pessoas e fosse fácil de guiar. Ferdinand Porsche foi o autor do projeto. O Beetle apresenta linhas fluídas que ainda hoje merecem elogios. Henry Ford chegou a fazer uma oferta para comprar a Volkswagen depois da segunda guerra, mas achou que a marca não valia tanto pelo que pediam. A história respondeu a Ford. O Beetle foi dos carros com maior sucesso e o motor traseiro, que chegou uns anos mais tarde, revelou-se fiável, barato, com baixo consumo e "indestrutível". A Volkswagen fez uma fortuna com o Beetle. Ford bem que se arrependeu. O último modelo saiu de uma fábrica no México. Actualmente existe uma versão moderna do Beetle que deixou de ser o carro do povo.
BMW Isetta (1956 - 1961)
O BMW Isetta foi o modelo que evitou a BMW de fechar as portas. Depois da segunda guerra a marca germânica atravessou problemas financeiros. A solução passou por produzir o Isetta, um veículo com carroçaria de origem italiana e motorização proveniente de motos BMW. A BMW não teve de construir uma linha nova, apenas teve de juntar as peças. O sucesso do Isetta livrou a BMW de piores cenários. O Isetta é um microcarro com acesso pela frente onde cabem dois adultos e uma criança. O seu consumo foi um dos trunfos para combater o preço da gasolina.
Fiat 500 (1957 - 1975)
O Fiat 500 é o microcarro mais elegante de todos. O Fiat 500 é único e representa o know-how do design italiano, especializado em pequeno carros. Criado por Dante Giacosa, apresentava um baixo consumo que ajudou a torná-lo num enorme sucesso em Itália. Actualmente existe uma versão moderna do 500 e que ajudou a "salvar" a Fiat de um futuro negro. A Fiat encontrava-se com problemas de vendas e decidiu reabilitar o Fiat 500. O resultado? A Fiat conseguiu retomar as vendas desejadas com a reedição moderna chique do 500.
Morris Mini (1959 - 2000)
Alec Issigonis foi o engenheiro que projectou o Mini. É um carro divertido e cheio de personalidade. A versão britânica de microcarro teve um sucesso enorme no Reino Unido, tornando-o no carro mais popular de sempre. Por fora parece pequeno, mas por dentro tem espaço de sobra para quatro adultos. O seu preço e baixo consumo ajudou a combater a crise do pós-guerra. A BMW comprou a marca e decidiu retomar o seu fabrico com versões modernas. Deixou de ser um carro acessível para se tornar num "brinquedo" caro.
Renault 5 (1972 – 1985)
O Renault 5 foi um pequeno carro francês que marcou uma geração. Robusto e de motorização fiável, foi projectado por Michel Boué que faleceu antes da sua apresentação ao público. Boué quis que os faróis traseiros fossem verticais, o que na altura foi uma inovação. A traseira recortada inclinada ditou as regras para os actuais hatchbacks.
Honda Civic (1975 – 1979)
O Honda Civic é o microcarro japonês. Dispunha de muita tecnologia acessível ao comum cidadão. Era económico e divertido de conduzir. Foi um modelo que marcou a entrada dos carros japoneses na Europa e foi a partir dele que se começou a construir a imagem de fiabilidade dos carros japoneses.
Peugeot 205 (1983 - 1998)
O Peugeot 205 foi projectado por Gerard Velter e marcou a entrada dos carros citadinos na nova era. Completo, fácil de arrumar, fácil de conduzir e com um motor robusto. Apresentava uma suspensão inovadora. Com um design elegante e de linhas rectas ainda hoje cativa admiradores. Foi com ele que surgiram os primeiros "pocket-rocket", ou seja carros pequenos de grande potência.
Smart Fortwo (1998 - )
O Smart Fortwo é o micro-carro da era moderna. Foi lançado pela Daimler, proprietária da Mercedes e revelou-se um negócio bastante lucrativo. Ainda continua em produção. Tem a desvantagem de levar apenas dois passageiros.
alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Sem comentários: