Os pequenos carros citadinos ou super mini's são bastante populares na Europa, principalmente nos períodos em que o preço da gasolina sobe.
Recentemente as marcas optaram por reeditar esse antigos modelos em edições que se podem considerar de luxo, quando comparados com os originais que eram mais acessíveis e marcaram gerações.
Lista ordenada por início de fabrico:

Volkswagen Beetle (1938 – 2003)
O "carro do povo" foi uma encomenda de Hitler que pretendia um veículo acessível para todos onde coubesse uma família de quatro pessoas e fosse fácil de guiar. Ferdinand Porsche foi o autor do projeto. O Beetle apresenta linhas fluídas que ainda hoje merecem elogios. Henry Ford chegou a fazer uma oferta para comprar a Volkswagen depois da segunda guerra, mas achou que a marca não valia tanto pelo que pediam. A história respondeu a Ford. O Beetle foi dos carros com maior sucesso e o motor traseiro, que chegou uns anos mais tarde, revelou-se fiável, barato, com baixo consumo e "indestrutível". A Volkswagen fez uma fortuna com o Beetle. Ford bem que se arrependeu. O último modelo saiu de uma fábrica no México. Actualmente existe uma versão moderna do Beetle que deixou de ser o carro do povo.

BMW Isetta (1956 - 1961)
O BMW Isetta foi o modelo que evitou a BMW de fechar as portas. Depois da segunda guerra a marca germânica atravessou problemas financeiros. A solução passou por produzir o Isetta, um veículo com carroçaria de origem italiana e motorização proveniente de motos BMW. A BMW não teve de construir uma linha nova, apenas teve de juntar as peças. O sucesso do Isetta livrou a BMW de piores cenários. O Isetta é um microcarro com acesso pela frente onde cabem dois adultos e uma criança. O seu consumo foi um dos trunfos para combater o preço da gasolina.

Fiat 500 (1957 - 1975)
O Fiat 500 é o microcarro mais elegante de todos. O Fiat 500 é único e representa o know-how do design italiano, especializado em pequeno carros. Criado por Dante Giacosa, apresentava um baixo consumo que ajudou a torná-lo num enorme sucesso em Itália. Actualmente existe uma versão moderna do 500 e que ajudou a "salvar" a Fiat de um futuro negro. A Fiat encontrava-se com problemas de vendas e decidiu reabilitar o Fiat 500. O resultado? A Fiat conseguiu retomar as vendas desejadas com a reedição moderna chique do 500.

Morris Mini (1959 - 2000)
Alec Issigonis foi o engenheiro que projectou o Mini. É um carro divertido e cheio de personalidade. A versão britânica de microcarro teve um sucesso enorme no Reino Unido, tornando-o no carro mais popular de sempre. Por fora parece pequeno, mas por dentro tem espaço de sobra para quatro adultos. O seu preço e baixo consumo ajudou a combater a crise do pós-guerra. A BMW comprou a marca e decidiu retomar o seu fabrico com versões modernas. Deixou de ser um carro acessível para se tornar num "brinquedo" caro.

Renault 5 (1972 – 1985)
O Renault 5 foi um pequeno carro francês que marcou uma geração. Robusto e de motorização fiável, foi projectado por Michel Boué que faleceu antes da sua apresentação ao público. Boué quis que os faróis traseiros fossem verticais, o que na altura foi uma inovação. A traseira recortada inclinada ditou as regras para os actuais hatchbacks.

Honda Civic (1975 – 1979)
O Honda Civic é o microcarro japonês. Dispunha de muita tecnologia acessível ao comum cidadão. Era económico e divertido de conduzir. Foi um modelo que marcou a entrada dos carros japoneses na Europa e foi a partir dele que se começou a construir a imagem de fiabilidade dos carros japoneses.

Peugeot 205 (1983 - 1998)
O Peugeot 205 foi projectado por Gerard Velter e marcou a entrada dos carros citadinos na nova era. Completo, fácil de arrumar, fácil de conduzir e com um motor robusto. Apresentava uma suspensão inovadora. Com um design elegante e de linhas rectas ainda hoje cativa admiradores. Foi com ele que surgiram os primeiros "pocket-rocket", ou seja carros pequenos de grande potência.

Smart Fortwo (1998 - )
O Smart Fortwo é o micro-carro da era moderna. Foi lançado pela Daimler, proprietária da Mercedes e revelou-se um negócio bastante lucrativo. Ainda continua em produção. Tem a desvantagem de levar apenas dois passageiros.
Sem comentários: