

O V40 Cross Country é uma versão crossover do hatchback V40 da marca sueca Volvo, agora sob domínio chinês. Apresenta elementos na carroçaria que, aparentemente, protegem a viatura em incursões fora do alcatrão. A altura ao solo é maior em 4cm o que permite entradas em rampas inclinadas ou subir passeios sem roçar com o carroçaria. A base do pára-choques frontal e a saia lateral são em plástico negro, bem como os espelhos retrovisores o que evita riscadelas indesejadas.
A grelha frontal é em formato de favos de mel, que confere um ar desportivo. No geral o V40 Cross Country tem um ar mais robusto, mas na prática não está apto para circular fora do asfalto. O aspecto aproxima-se de um SUV, mas as parecenças ficam mesmo por aí. Afinar um veículo com uma suspensão mais alta apenas permite oferecer maior segurança e estabilidade ao circular em estradas com demasiada chuva.
De resto os pneus que equipam o V40 Cross Country são mais próprios para veículos urbanos por isso é arriscado circular em terrenos demasiado acidentados. Tirando os referidos elementos estéticos, o V40 Cross Country é igual em tudo o resto à versão V40 hacthback. O interior é praticamente idêntico. Os materiais, acabamentos e qualidade de construção estão ao nível do que é hábitual na Volvo. Os motores e categorias de equipamento que estão disponíveis também são os mesmos.

A escolha desta versão será mesmo por uma questão de estética. A motorização 1.6 a gasóleo com 115cv de potência será certamente a preferida pelo mercado nacional. Vem com uma caixa automática de seis velocidades e dupla embraiagem. Os arranques são bons e as recuperações imediatas. A boa estabilidade face aos ventos transmite segurança ao condutor. O nível básico é o Kinetic, enquanto o nível Momentum junta mais 1.476€.
O V40 Cross Country apresenta no painel de bordo várias cores a condizer com o estilo de condução. Quando aparece em ambiente verde é sinal que a condução é económica. Se muda para âmbar significa que se está num modo mais gastador. Mas se o aspecto fica vermelho então é quando o condutor está a carregar mais no acelerador ou seja uma condução mais desportiva.
O consumo anunciado é algo enganador dado que é necessário adicionar mais uma unidade, no entanto mantém-se aceitável, desde que não se tenha uma condução muito agressiva. Quanto a segurança o V40 Cross Country obteve nota máxima nos testes de colisão da Euroncap e é uma referência no seu segmento.

Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1560 cc, 8 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum, com turbocompressor
Potência: 115 cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm às 1750-2500 rpm
Caixa: automática 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4370 mmLargura: 2041 mm
Altura: 1458 mm
Peso: 1477 kg
Mala: 335 L
Prestações
Velocidade máxima: 190 km/hAceleração 0-100 km/h: 12,1 s
Consumos
Combinado: 4,1 L/100kmEmissões CO2: 108 g/km
Preço
a partir de 29.971€
Sem comentários: