Audi A8 III (2013)



O novo Audi A8 está mais refinado do que nunca. O requinte foi elevado ao máximo. A qualidade de construção continua intacta. É um carro exclusivo cujo preço arranca nos 97.210€ para a versão mais "modesta" 3.0 V6 TDI. A terceira geração tem ainda a novidade de trazer uma versão híbrida, mas que é meramente decorativa já que não consegue ser mais económica do que algumas versões a diesel. Os blocos são mais potentes e mais económicos. A Audi pretendeu mostrar os seus pergaminhos ao nível tecnológico com um inovador sistema de faróis dianteiros todo integralmente em Leds. O novo A8 estará disponível em duas corroçarias: sedan e longa. O lançamento das vários motorizações será faseado. O mercado nacional certamente que irá absorver os blocos a diesel.

Pode-se optar por tração dianteira ou às "quattro" rodas. A caixa é automática do tipo Tiptronic com oito relações. Os modelos a diesel utilizarão o sistema Clean Diesel que diminuem até 90% as emissões de partículas poluentes como é o caso de óxidos de azoto. É um feito a Audi ter conseguido reduzir os consumos para uma viatura de duas toneladas. Tirando a versão de maior cilindrada, todos os blocos registam um consumo abaixo dos 10L/100km. Recorde-se que em tempos a autarquia de Lisboa cometeu o erro de adquirir um Audi A8 da primeira geração. Tinha um pequeno defeito: os gastos andavam sempre acima dos 10L/100km por isso foi difícil a sua venda. Ninguém o quis comprar. Mas agora o novo A8 está mais "civilizado". No entanto os desempenhos, nomeadamente a aceleração dos 0 aos 100km, continuam a fazer do A8 um veículo desportivo. O sistema start/stop revela-se exemplar e imperceptível.



Uma das grandes atrações do novo A8 é mesmo o novo sistema de ópticas dianteiros em Leds denominado Audi Matrix Led. Está disponível por opção já que vem de série com bi-xénon. Este sistema em Leds reduz o consumo e funciona mediante as condições atmosféricas e de trânsito. Ou seja a sua intensidade é regulada mediante a informação captada o que permite um número de configurações distintas. Ûm sistema de head-up display dispõe informação no vidro relativo a pessoas ou animais a circular em redor ou ainda de sinais de trânsito.



Ao nível estético o A8 permanece com um desenho clássico e sóbrio com a tradicional grelha de moldura cromada e faróis de linhagem horizontal. A aerodinâmica foi melhorada traduzindo-se num coeficiente de 0,26. Já a traseira apresenta um estilo mais inovador onde se destacam as ponteiras de escape cromadas em formato trapezoidal. Uma tira horizontal cromada marca o desenho do porta-bagagens. As jantes são novas e pesam menos do que as anteriores. Ao nível do interior, mais do mesmo, ou seja boa qualidade dos materiais e acabamentos irrepreensíveis com bom toque ao tacto como é o caso do couro. Os cromados e acetinados atenuam o ar austero.



O novo A8 dispõe de vários sistemas de assistência à condução como é o caso de manutenção na faixa de rodagem, câmara traseira integrada com visão 360º e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Tem ainda cruise control, sistema de assistência ao estacionamento e um sistema que mitiga uma hipotética colisão denominado Audi Pre Sense. O único senão deste veículo é mesmo o preço. Um carro exclusivo não acessível a qualquer carteira alvo de troikas.

Versões a gasolina
3.0 V6 TFSI quattro (310cv): 5,7s; 250km/h; 7,8L/100km; 183g/km; 113.710€
3.0 V6 TFSI quattro L (310cv): 5,9s; 250km/h; 7,9L/100km; 184g/km; 116.410€
4.0 V8 TFSI quattro (435cv): 4,5s; 250km/h; 9,1L/100km; 213g/km; 133.710€
4.0 V8 TFSI quattro L (435cv): 4,6s; 250km/h; 9,2L/100km; 216g/km; 136.410€
S8 4.0 V8 TFSI quattro (520cv): 4,2s; 250km/h; 9,6L/100km; 225g/km; 158.910€
6.3 W12FSI quattro L (500cv): 4,5s; 250km/h; 11,3L/100km; 264g/km; 196.210€

Versões a diesel
3.0 V6 TDI (218cv): 7,9s; 235km/h; 6,0L/100km; 158g/km; 97.210€
3.0 V6 TDI L (218cv): 8,1s; 235km/h; 6,1L/100km; 161g/km; 99.910€
3.0 V6 TDI quattro (258cv): 5,9s; 250km/h; 5,9L/100km; 155g/km; 109.710€
3.0 V6 TDI quattro L (258cv): 6,1s; 250km/h; 6,0L/100km; 158g/km; 112.410€
4.2 V8 TDI quattro (385cv): 4,7s; 250km/h; 7,4L/100km; 194g/km; 142.210€
4.2 V8 TDI quattro L (385cv): 4,9s; 250km/h; 7,5L/100km; 197g/km; 144.910€

Versões híbridas eléctrica / gasolina
2.0 Hybrid (245cv): 7,7s; 235km/h; 6,2L/100km; 144g/km; 103.710€

Prós e contras
+ qualidade de construção, qualidade de acabamentos, conforto a bordo, condução, tecnologia, consumos
- preço, versão híbrida com consumos pouco convicentes

1 comentário:

GTI

grande máquina!

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