

O novo Citroën C4 Aircross é o resultado da fusão entre a plataforma do Mitsubishi ASX e o design, know-how e motorizações do grupo francês PSA. O produto final é um veículo confortável com tecnologia nipónica. Trata-se de um veículo com aspecto de SUV. Tem uma volumetria e um design que aparenta ser grande.
A grelha com o doble chevron em cromado prolongam-se para os faróis. Tem uma enorme grelha inferior e dois rasgos laterais verticais onde se inserem as luzes diurnas em leds. Sob estas existem ainda luzes de nevoeiro. As ópticas frontais têm linhas que seguem os recortes do capôt, pára-choques e chapas laterais.
Na lateral existem proteções nas cavas das rodas e uma linha de cintura dinâmica. O pilar traseiro tem dois acabamentos. Um na cor da carroçaria e outro na cor negra de forma a dar a sensação de separação entre o tejadilho e a linha de cintura. Já na traseira é possível vislumbrar opções estéticas inspiradas no C4 como é o caso das ópticas.

A plataforma do C4 Aircross é a mesma do Mitsubishi ASX mas o modelo francês é mais comprido, mais alto e mais largo. Em termos mecânicos o motor 1.6 HDi revela-se algo lento no pára-arranca urbano. No resto é um motor afoito e competente. A suspensão revela-se confortável. Não tem problemas nas entradas e saídas em curva. Se entrar em terrenos menos "civilizados" faz uso da maior distância ao solo.
Mas esta é uma versão com tracção às duas rodas frontais pelo que não se perspectivam grandes aventuras todo-o-terreno. Ao nível de interior existe uma grande parecença com o Mitsubishi ASX mas adaptada à filosofia Citroën. Ou seja é mais confortável e tem muitos espaços de arrumo. O porta-luvas é iluminado e refrigerado caso o ar condicionado seja ligado.

Os bancos são ergonómicos e podem ser escolhidos com acabamento em pele. Ao todo cabem cinco passageiros neste SUV de modo a viajarem confortavelmente. A mala é grande e poderá aumentar a capacidade se se rebater os bancos traseiros. Em termos de equipamento tem a opção de faróis de xénon, sistema de lavagem de faróis, vidros laterais escurecidos, alguns pormenores cromados, sistemas de auxílio ao estacionamento e umas proeminentes jantes de liga leve com 18''.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1560 cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum com turbo de geometria variável e intercooler
Potência: 114 cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm às 1750 rpm
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4340 mmLargura: 1800 mm
Altura: 1630 mm
Peso: 1390 kg
Mala: 442 L
Depósito: 60 L
Prestações
Velocidade máxima: 182 km/hAceleração 0-100 km/h: 10,8 s
Consumos
Combinado: 4,6 L/100kmEmissões CO2: 119 g/km
Preço
a partir de 33.448€Prós e contras
+ Consumo, suspensão, espaço a bordo, zonas de arrumo, conforto
- Condução urbana com falta de agilidade no arranque
Sem comentários: