Volkswagen Cross Up! (2014)



Chegou a versão cross do pequeno citadino Volkswagen Up! O aspecto transmite robustez e faz pensar em trilhos fora de estrada. Mas atenção que este é um carro feito para circular na cidade. A maior altura em relação ao solo tem a vantagem de permitir subir passeios com maior facilidade. Mas apenas isso porque não dispõe de tracção integral. A versão Cross da Volkswagen também já foi usada no Polo. São versões que diferem mais pela estética do que pelo comportamento dinâmico. Coube agora a vez do pequeno Up!

O Cross Up! tem vários elementos em cromado como são os casos dos espelhos retrovisores, pára-choques, barras no tejadilho e proteções inferiores da corroçaria à frente e atrás. A base e as cavas das rodas são rematadas em plástico rígido negro. O interior apresenta um tabelier na mesma cor da carroçaria, à moda antiga como no velho carocha. Contrasta com o tom negro dos acentos e restantes elementos. A consola central é feita em preto brilhante com moldura cromada. Um ecrã saliente destaca-se mas merecia outro tratamento. Poderá ser alvo de furto ao confundir-se com um GPS externo. Os manómetros são três com destaque para o velocímetro.



No fundo é um modelo mais atraente e divertido que o normal Up! Na cidade sente-se como peixe em água. A suspensão revela-se eficaz em qualquer piso urbano. O motor de três cilindros a gasolina é eficaz nas recuperações. Já quando se sai da cidade há que ter em conta a limitação do motor, no entanto é capaz de atingir os 172 km/h. A caixa manual de cinco velocidades é prática mas nota-se alguma falta de genica no Cross Up! Talvez a introdução de um turbo seja capaz de melhorar a resposta do motor. O consumo real anda entre os 5L e os 6L/100km. Quanto a equipamento dispõe de fecho centralizado com comando à distância, banco do condutor regulável em altura, vidros eléctricos à frente, espelhos retrovisores com regulação eléctrica e aquecimento e ainda faróis de nevoeiro com aro cromado.



Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 999 cc
Tracção: dianteira
Potência: 75 cv às 6200 rpm
Binário: 95 Nm às 3000-4300 rpm
Caixa: manual 5 velocidades

Dimensões
Comprimento: 3560 mm
Largura: 1640 mm

Prestações
Velocidade máxima: 172 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,2 s

Consumos
Combinado: 4,2 L/100km
Emissões CO2: 98 g/km

Preço
a partir de 14.500€

Prós e contras
+ estética, praticabilidade e comportamento em cidade
- motor pouco reactivo, preço

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO