BMW i3 (2014)



O BMW i3 é a nova coqueluche da marca germânica e sinaliza a entrada no segmento dos modelos eléctricos. Mas ao contrário da generalidade dos outros eléctricos disponíveis no mercado, o i3 também tem um espírito desportivo. Os 7,2 segundos que faz dos 0 aos 100km/h são uma prova disso. No entanto na sua essência o i3 é um automóvel que destina-se a ser poupado e amigo do ambiente.

A sigla i foi criada pela BMW para designar os modelos eléctricos da marca alemã, cabendo ao i3 a inauguração do segmento. Também a designação 360º Electric foi estreada pela BMW e consiste num programa de serviços de assistência aos proprietários de veículos eléctricos, neste caso o i3. Se o cliente achar que o i3 oferece pouca autonomia, então por mais 5.000€ é possível optar por um extensor de autonomia que corresponde a um pequeno motor a gasolina capaz de garantir 140km extras.



Por exemplo se fizer uma viagem de Lisboa até ao Porto (ou vice-versa) com o BMW i3 e optar pelo extensor de autonomia, então basta atestar o depósito de nove litros do motor a gasolina, o que revela-se barato nos dias de hoje. Já o preço adicional de 5.000€ a que se junta ao preço do i3 é que não se pode considerar barato, quando comparado com outros eléctricos. Aliás esta solução de extensor de autonomia torna o i3 mais num híbrido do que num puro eléctrico.

Comparativamente com outros eléctricos o i3 é mais caro. E se compararmos o preço de outros híbridos existentes no mercado com o i3 de extensor de autonomia chega-se à conclusão que o modelo alemão não é a solução mais racional. Já em termos estéticos pode-se dizer que o i3 traz algumas soluções inovadoras com o intuito de reduzir o peso da viatura mas algumas são discutíveis.



Por exemplo o facto de o i3 não trazer pilar central na versão de quatro portas obriga a que quando se queira abrir a porta de trás tenha que se abrir primeiro a da frente. As portas têm abertura simétrica com as dobradiças alojadas à frente e atrás enquanto a batente da porta traseira acaba por ser a porta da frente. Uma solução ergonómica dado que permite mais espaço para entrar a bordo mas pouco funcional.

A frente do i3 traz a já icónica grelha de duplo rim que caracteriza a BMW mas com moldura em cor azul. Provavelmente uma solução a adoptar nos futuros eléctricos da marca germânica. Mas repare-se numa coisa curiosa, se abrirmos o capôt verificamos que não existe motor. Em vez disso encontramos um compartimento onde se alojam os cabos de ligar à tomada para carregar as baterias do i3.



Conclui-se que a grelha é uma reminiscência meramente decorativa já que a função de fornecer ar para refrigerar o motor desapareceu. Mas então onde se encontra o motor deste eléctrico? É preciso abrir o porta-bagagens e retirar o piso para o vermos. Já as baterias de iões de lítio localizam-se no fundo da viatura. De destacar o uso de alumínio e fibra de carbono na estrutura com o objectivo de aligeirar o peso total do veículo.



A carroçaria do i3 tem alguns elementos em termoplástico rígido que podem ser pouco práticos caso estalem dado que é necessário a sua substituição. Na lateral o i3 assume o formato de um pequeno monovolume compacto misturado com um coupé. A superfície envidraçada é bastante ampla e prolonga-se até à traseira onde existe um porta-bagagens totalmente envidraçado. Aqui é interessante a solução adoptada dado que as ópticas traseiras ficam dissimuladas na superfície envidraçada. Talvez trate-se de uma opção inspirada nos ecrãs dos smartphones contemporâneos.



A construção e os acabamentos são bons, como já é característico nos modelos da BMW. No interior destaque para o tabelier com elementos em madeira e couro. A condução é confortável e o espaço a bordo é desafogado, inclusivé para os passageiros que viajam atrás. A ausência de um túnel central onde é costume alojar a caixa de velocidades permite dispor de mais espaço.

O i3 tem vários modos de condução como é o caso do Eco Pro + que auxilia o condutor de forma a poupar nos consumos. Já no modo Comfort o i3 comporta-se de forma mais audaz. Aliás seria mais apropriado chamar-se Sport em vez de Comfort. Quanto a autonomia pode variar entre 100 e 160km mediante o estilo de condução. Com extensor de autonomia a autonomia sobe mais 140km.



Quanto a equipamento o i3 pode vir em opção com volante multifunções, climatizador automático, sensores de luz, sensores de chuva e sistema cruise control. Mas como é apanágio da BMW são tudo extras pagos à parte que encarecem (e muito) o preço final. O ConnectedDrive, que vem de série, consiste num sistema de navegação que indica a melhor rota ou os postos de carregamento mais próximos. Em termos de segurança o i3 apenas obteve quatro estrelas nos teste de colisão da Euroncap. Tem a vantagem de beneficiar de 5 anos de garantia BMW Service Inclusive ou 100.000km.

Mecânica
Motor: eléctrico, híbrido síncrono, traseiro
Tracção: traseira
Alimentação: bateria de iões de lítio com 360V e 22kWh
Potência: 170cv
Binário: 250 Nm
Caixa: automática de relação única

Dimensões
Comprimento: 3999 mm
Largura: 1775 mm
Altura: 1578 mm
Peso: 1270 kg
Mala: 260 L

Prestações
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,2 s

Consumos
Tempo de carga: 30 minutos a 8 horas
Custo de carga: 2 a 3€
Emissões CO2: 0 g/km

Preço
a partir de 38.250€ (+ 5.000€ com extensor de autonomia)

Prós e contras
+ conforto a bordo, design, custo de manutenção sem extensor de autonomia
- preço com ou sem extensor de autonomia, preço final ilusório, apenas 4 estrelas nos teste do Euroncap

1 comentário:

gti

carro ecológico do ano 2014 em portugal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO