Seat Leon III 2.0 TDi FR (2014)



A terceira geração do Seat Leon já chegou o ano passado ao mercado nacional. Mas a versão FR a diesel só agora aparece à venda nos stands. O grupo Volkswagen conseguiu criar um modelo que alia o consumo económico, próprio dos motores diesel, às prestações desportivas e ao espírito Seat. Não é novidade já que existe o Golf GT. Mas o FR foi um pouco mais longe tanto nos números como no fato de lobo.

O novo FR tem um design muito apurado e um comportamento à altura. Está mais maduro. Os faróis de dentes afiados com moldura em leds e a dupla grelha trapezoidal simétrica de favos abertos com a insígnia FR dão-lhe o ar desportivo necessário. A traseira de faróis horizontais semi-cerrados, dão-lhe o ar "zangado". A ponteira de escape cromada completa o visual. Na lateral o vinco prolongado a partir dos faróis é herdado da segunda geração, mas agora está mais discreto.

Os puxadores das portas dos passageiros traseiros deixaram de estar dissimulados no vidro, e passam agora a ser assumidos. A ideia dos puxadores das portas traseiras escondidos pretendiam dar a imagem de coupé de duas portas. Aliás foi uma ideia iniciada na Alfa Romeo pelas mãos de Walter de Silva que depois transitou para a Seat e a voltou a aplicar no Leon. É pena que o puxador dissimulado tenha desaparecido nesta segunda geração do Leon FR.



Também os limpa pára-brisas dianteiros deixam de ser recolhidos na lateral do vidro e assumem um formato mais tradicional junto ao capôt. Talvez a ideia inovadora usada na primeira geração seja menos eficaz a varrer a água do vidro. Quanto ao comportamento o bloco de 2.0L diesel mostra-se pronto a responder e sem hesitações. Isto devido ao binário de 380Nm que está disponível logo a partir das 1750rpm. As ultrapassagens são rápidas e seguras, enquanto as recuperações se revelam eficazes. Um modelo que se adapta bem à estrada e à cidade.

Um dos grandes defeitos da primeira geração deste hatchback era a suspensão algo dura, mas característica dos carros desportivos. Agora o novo FR está mais domesticado o que garante mais conforto a bordo para os tripulantes. Em curva o FR mostra-se muito ágil mas há que ter algum cuidado com a direcção que pode pregar partidas. A caixa manual de seis velocidades é rápida a responder e apresenta relações curtas. Quanto a consumos existe um modo de condução Eco que ajuda o condutor a poupar no depósito. Mas para se obter o valor de 4,2L/100km é preciso muita paciência. O mais usual é fazer-se um valor de 6L/10kmm numa condução normal.



Se accionar o modo Sport o FR afia as garras alterando o seu comportamento dinâmico, mas é preciso ter em conta que o consumo também sobe. Quanto a equipamento há que referir que o FR tem muitos opcionais. As proeminentes jantes de liga leve de 18'', o retrovisor na cor titânio, os sensores de estacionamento, os estofos em pele, o sistema de som com dez colunas ou o pacote de segurança pagam-se à parte e isso pode encarecer em demasia o preço final, um pouco como acontece com marcas como a BMW. O preço inicial poderá ser enganador. O Leon FR é bom mas há ainda um melhor: o Cupra. Este chega mais tarde e tem acoplado um bloco a gasolina que deverá ser auxiliado por um turbo para economizar o consumo. O novo hatchback desportivo da Seat oferece quatro anos de garantia ou 80.000km.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1968 cc
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum com turbo de geometria variável
Potência: 184 cv às 3500-4000 rpm
Binário: 380 Nm às 1750-3000 rpm
Caixa: manual 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 228 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s

Consumos
Combinado: 4,2 L/100km
Emissões CO2: 109 g/km

Preço
a partir de 34.300€

Prós e contras
+ visual, dinâmica, mais confortável, mais adaptado a circuitos urbanos
- direcção pouco precisa, opcionais

1 comentário:

Anónimo

nao concordo com alguns fatores k apresenta.digo porque tenho seat leon fr e sei o k digo..quanto ao cupra è bom sim mas melhor em que?so se for em beber...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO