BMW 220d Coupé (2014)



O Série 2 da BMW está de volta. Passados 40 anos a marca germânica ressuscita uma gama extinta mas que teve muito sucesso entre os anos 60 e 70. O novo Série 2 é um coupé de linhas elegantes, mas funcional e que substitui o actual Série 1 Coupé. O novo desportivo é ligeiramente maior. O 220d Coupé vem equipado com um bloco a diesel de 184cv e uma eficiente caixa automática com oito relações que permite poupar no combustível e ainda oferece uma condução confortável em cidade durante o pára-arranque. É possível poupar 200€ escolhendo a caixa manual, mas não justifica.

Para além disso é possível optar, na opção de caixa automática, por alternar as mudanças mediante patilhas instaladas atrás do volante. De facto as transições entre mudanças com a caixa automática são feitas de forma suave e imperceptíveis. Quando engrenada a marcha atrás os espelhos exteriores retrovisores automaticamente apontam para o passeio e aparece uma imagem na consola central. Pára além disto o 220d Coupé trás um sistema de start/stop automático bastante competente. O modo de condução Sport ou Sport+ permitem uma condução desportiva, sendo que nas estradas se nota o comportamento dinâmico do 220d Coupé.



O design do 220d Coupé é feliz, principalmente com o kit M (nas fotos). A sua silhueta é elegante própria de um puro coupé. Na frente os faróis rasgados com formato mais horizontal emoldurados em Leds dão um aspecto mais sofisticado. Em opção existem faróis em xénon. É possível escolher um pack M que inclui um pára-choques mais desportivo com grelha inferior de maiores dimensões e entradas de ar adicionais nas laterais. Mas o problema é que o pack inclui mais uma série de elementos que tornam-no demasiado caro. Não é possível escolher partes. No interior os materiais são de boa qualidade. O painel de bordo é intuitivo e a posição de condução confortável.

A suspensão oferece conforto a bordo, mas também evidencia um carácter estável e seguro. A direcção é precida e directa. Depois existem uma série de opções, como travões desportivos, que acabam por inflacionar o preço final. Algo que, infelizmente, já é habitual na BMW. Equipamento vulgar como um bluetooth ou sensores de estacionamento deveriam ser de série e nunca uma opção. No geral a condução do 220d Coupé é intuitiva e fácil. O espaço a bordo revela-se suficiente e generoso. Atrás cabem duas pessoas, mas se tentar enfiar um quinto passageiro aí a coisa já corre mal.



Os bancos são confortáveis. Existem inúmeras zonas de arrumo e a bagageira também oferece uma boa capacidade. O modo de condução Comfort e Eco Pro complementam as vantagens referidas nas viagens longas. No capítulo da mecânica o bloco de 1995cc tem uma boa resposta em baixas rotações. A BMW anuncia 4,4L/100km mas na realidade o ideal será contar com 6L/100km. Quanto a segurança falta saber os resultados dos testes de colisão da Euroncap. O 220d Coupé beneficia da garantia BMW Service Inclusive por cinco anos ou 100.000km.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1995 cc, 16 válvulas
Tracção: traseira
Alimentação: injecção directa por rampa comum, turbo de geometria variável e intercooler
Potência: 184 cv às 4000 rpm
Binário: 380 Nm às 1750 - 2750 rpm
Caixa: automática 8 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4432 mm
Largura: 1774 mm
Altura: 1418 mm
Peso: 1465 kg
Mala: 390 L
Depósito: 52 L
Pneus: 225/40 R18 88Y na frente; 245/35 R18 88Y atrás

Prestações
Velocidade máxima: 230 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,1 s

Consumos
Combinado: 4,4 L/100km
Emissões CO2: 117 g/km

Preço
a partir de 42.244€

Prós e contras
+ design, qualidade geral, condução, motor, caixa de velocidades, espaços de arrumo a bordo
- extras pagos à parte, sem capacidade para um quinto ocupante

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