alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Filtro de partículas em carros a gasóleo (2014)
As avarias nos filtros de partículas costumam ser uma desvantagem dos carros a gasóleo comparativamente com os carros a gasolina. Os filtros de partículas são conhecidos pelas siglas DPF ou FAP e integram os veículos a gasóleo desde 2010, ano em que entrou em vigor a norma Euro V. São componentes essenciais para a redução de partículas poluentes na atmosfera, mas que por vezes podem ficar obstruídos devido ao tipo de condução ou a outro factor.
Estas partículas devem ser eliminadas ou queimadas por autorregeneração do filtro, ou seja pelo aumento da temperatura dos gases de escape. Algo que só é possível em trajectos longos e a alta velocidade, mais propriamente em auto-estrada. Em viagens citadinas e curtas é difícil de proceder à regeneração natural. Neste caso não se atinge a temperatura ideal para proceder à limpeza das partículas e o mais certo é aparecer, ao fim de um certo tempo, a luz do filtro de partículas no painel de bordo.
A manutenção do filtro de partículas nos carros a gasóleo é bastante importante. Mais do que nos carros a gasolina. Algumas marcas usam um líquido especial que ajuda na queima das partículas, mas cuja substituição pode ser dispendiosa e só aconselhável pela própria marca. Se está indeciso entre comprar um carro a gasóleo ou a gasolina tenha este factor em conta. Se faz trajectos diários curtos opte por um veículo a gasolina. Já existem no mercado alguns modelos a gasolina com turbo que oferecem consumos interessantes.
///
2014,
diesel,
mecânica
Sem comentários: