Filtro de partículas em carros a gasóleo (2014)



As avarias nos filtros de partículas costumam ser uma desvantagem dos carros a gasóleo comparativamente com os carros a gasolina. Os filtros de partículas são conhecidos pelas siglas DPF ou FAP e integram os veículos a gasóleo desde 2010, ano em que entrou em vigor a norma Euro V. São componentes essenciais para a redução de partículas poluentes na atmosfera, mas que por vezes podem ficar obstruídos devido ao tipo de condução ou a outro factor.

Estas partículas devem ser eliminadas ou queimadas por autorregeneração do filtro, ou seja pelo aumento da temperatura dos gases de escape. Algo que só é possível em trajectos longos e a alta velocidade, mais propriamente em auto-estrada. Em viagens citadinas e curtas é difícil de proceder à regeneração natural. Neste caso não se atinge a temperatura ideal para proceder à limpeza das partículas e o mais certo é aparecer, ao fim de um certo tempo, a luz do filtro de partículas no painel de bordo.

A manutenção do filtro de partículas nos carros a gasóleo é bastante importante. Mais do que nos carros a gasolina. Algumas marcas usam um líquido especial que ajuda na queima das partículas, mas cuja substituição pode ser dispendiosa e só aconselhável pela própria marca. Se está indeciso entre comprar um carro a gasóleo ou a gasolina tenha este factor em conta. Se faz trajectos diários curtos opte por um veículo a gasolina. Já existem no mercado alguns modelos a gasolina com turbo que oferecem consumos interessantes.

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