Renault Mégane III Coupé GT Line 1.6 dCi (2014)



A Renault dotou o Mégane Coupé com uma versão GT Line, que inclui um pacote visual desportivo e performances melhoradas. O bloco 1.6 dCi a diesel mostra-se vivo e responde a todas as solicitações. A qualidade geral dos materiais e acabamentos fazem do Mégane Coupé GT Line um carro confortável. No entanto quem comprar este modelo não fique à espera de ter nas mãos um carro puramente desportivo. Longe disso. Essa tarefa cabe aos Mégane RS 2.0.

O Mégane Coupé GT Line acaba por ser a escolha mais equilibrada entre consumos e performances. O bloco 1.6 dCi com 130cv revela-se o mais apropriado para prestações desportivas sem descorar no consumo. A Renault anuncia um valor de 4,0L/100km, no entanto não passa mais de uma miragem difícil de atingir. O mais certo é contar com 5,0 a 6,0L/100km. Se quiser gastar o menos possível terá de seguir o indicador no painel de bordo a avisar para a mudança de velocidade mais apropriada e há que contar com o auxílio do sistema automático start/stop, principalmente no tráfego urbano.



Como se referiu o bloco 1.6 dCi é o grande trunfo do Mégane Coupé GT Line. Mostra-se sempre pronto a responder sem vacilar. Os 130cv estão sempre disponíveis logo abaixo das 2000rpm. A caixa manual de seis velocidades encontra-se bem escalonada com relações curtas mas mostra-se pouco suave nas engrenagens. O pacote GT Line adiciona um pára-choque novo com grelha inferior decorada por elementos em cromado onde se inserem as luzes diurnas numa tira horizontal. As ópticas são rematadas por uma grelha nova com moldura inferior negra e de cantos mais arredondados. O logotipo é de dimensões maiores fruto da nova imagem corporativa que a Renault pretende transmitir. O capôt também foi redesenhado.

Atrás o pára-choques mostra-se mais "robusto" e musculado. A pintura metalizada azul mate está disponível nesta gama e já se tornou na imagem de marca dos modelos desportivos da Renault. Os 610€ pedidos é que penalizam o preço final. Quanto a segurança o Coupé GT Line obteve cinco estrelas nos testes de colisão da Euroncap. Vem com airbags frontais, laterais e de cortina. Trás ainda sistema de estabilidade de controlo electrónica. No interior imperam materiais e acabamentos de boa qualidade agradáveis ao tacto. Alguns elementos tentam mesmo imitar a fibra de carbono, um material só usado em carros superdesportivos.



O friso vermelho horizontal no tabelier pretende dar um toque especial a esta versão. Mas não se fica por aqui. O volante em pele e manete das mudanças apresentam costura em vermelho. A condução do Coupé GT Line é confortável devido a uma suspensão bastante eficaz. O ambiente em geral é agradável mas atrás não impera muito espaço a bordo, isto devido ao design do tejadilho ser mais baixo na retaguarda para conferir o espírito desportivo de coupé. Quem for alto sentirá algumas dificuldades para aceder aos lugares traseiros. Também a capacidade da mala não é a melhor do segmento. Em suma este é um modelo mais para trazer duas pessoas a bordo: condutor e pendura.

O painel de bordo é completo mas não é fácil o seu manuseio. Algumas soluções são até disctutíveis. Basta ver que a inclusão de manípulos de comando do rádio atrás do volante podem gerar alguma confusão, quanto muito aceita-se patilhas para as mudanças. O Coupé GT Line pode incluir sistema de auxílio ao estacionamento atrás, vidros laterais escurecidos, ar condicionado bi-zona e ainda sensores de luz e chuva. Para além disso o sistema multimédia R-Link permite ligação à internet. Já o pack Auto inclui chave mãos-livres com ignição por botão, fecho centralizado automático, fecho automático de janelas e recolha automática de retrovisores, travão de estacionamento assistido e sistema de auxílio no arranque em subidas.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598 cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, por conduta comum esférica e turbo de geometria variável
Potência: 130 cv às 4000 rpm
Binário: 320 Nm às 1750 rpm
Caixa: manual 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4312 mm
Largura: 1804 mm
Altura: 1423 mm
Peso: 1320 kg
Mala: 344 L
Depósito: 60 L
Pneus: 205/50 R17

Prestações
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,8 s

Consumos
Combinado: 4,0 L/100km
Emissões CO2: 104 g/km

Preço
a partir de 29.450€

Prós e contras
+ qualidade global, conforto, preço dos opcionais, performance, sistema automático start/stop, volante ergonómico
- espaço acanhado atrás, visibilidade traseira reduzida, direcção, preço da pintura metalizada

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