Seat Leon III Cupra 280cv (2014)



O novo Seat Leon Cupra é o mais potente de sempre da marca espanhola. Apresenta um bloco 2.0L com 280cv e caixa automática DSG. A sua chegada a Portugal será em Março. O único senão é mesmo o preço. Depois de conquistar o prémio de carro do ano em Portugal o novo Cupra prepara-se para fazer as delícias dos fãs deste compacto desportivo, que tem (alguma) tradição e bastantes adeptos no nosso país.

Para além do Cupra de 280cv a Seat fabrica ainda um modelo "menos" potente com 265cv mas, infelizmente, não estará disponível no nosso mercado. É uma versão ligeiramente mais barata e que apresenta caixa manual de seis relações. De facto é uma pena porque certamente trata-se de uma versão mais apropriada às carteiras portuguesas. Não é qualquer um que está disposto a gastar 40.280€ pela versão mais potente de 280cv.



Em termos estéticos o novo Cupra retira muito do FR, mas apresenta-se num patamar acima. A dupla grelha simétrica trapezoidal na frente com favos de mel é maior que a do FR. Os faróis vêm de série com luzes em Leds, para além das luzes diurnas. Atrás destaque para a dupla ponteira de escape cromada em forma oval e ainda para acabamentos em plástico negro. Na lateral sobressaem as enormes jantes de 19'' em liga leve e espelhos retrovisores em plástico negro com pisca integrado.

No interior tem todo o ambiente próprio de um carro desportivo. Desde o volante exclusivo, passando pelos bancos desportivos com apoio lateral, pelas patilhas de mudança, pelos pedais em alumínio, acabamentos cromados e ainda pelas luzes de ambiente interior em Led que podem alternar a cor consoante o modo de condução. O novo Cupra trás um sistema DCC que permite alterar o modo de condução e integra um diferencial auto-blocante VAQ, tornando a condução mais ágil.



As prestações do novo Cupra 280cv são capazes de fazer inveja a qualquer um. Além disso a alimentação é feita com o auxílio de um turbo, o que lhe aumenta o binário e a resposta imediata em baixas rotações. Quanto a consumos a Seat anuncia 6,4L/100km mas a realidade é que em condução normal o valor anda à volta de 7,0 e 8,0/100km. Algo que parece óbvio mas que, tendo em conta a potência do Cupra, até nem se pode considerar como um defeito. Quem pretende consumos inferiores certamente que o melhor é virar-se para outro tipo de viatura.

Pode ser que um dia a Seat se lembre de uma versão Cupra mas ... a diesel. Quanto a segurança o novo Cupra obteve cinco estrelas nos testes do Euroncap. Trás de série Cruise Control Adaptativo e vários sistemas activos como são o caso do Front Assist com manutenção de distância para o veículo da frente, e travagem automática em cidade até uma velocidade de 30km/h para mitigar eventuais acidentes.

Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1984 cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo, intercooler e admissão variável
Potência: 280 cv às 5700-6200 rpm
Binário: 350 Nm às 1750-5600 rpm
Caixa: automática DSG 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 250 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s

Consumos
Combinado: 6,4 L/100km
Emissões CO2: 149 g/km

Preço
a partir de 40.280€

Prós e contras
+ design, condução, comportamento desportivo, qualidade geral
- preço

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