Peugeot 508 facelift (2014)



O Peugeot 508, topo de gama da marca francesa lançado em 2011, viu o seu visual e motorizações renovados. Mas não só, também o equipamento foi revisto. O segmento dos carros de luxo é, claramente, dominado pelas marcas premium alemãs, sendo que as marcas francesas perderam quota de mercado há muito. O novo 508 tenta recuperar (algum) terreno. Está mais sóbrio e menos exuberante bem ao estilo alemão. Aliás toda a nova gama da Peugeot está mais consensual com um design mais integrado e equilibrado o que pode ser a chave para relançar uma marca que enfrenta algumas dificuldades.

O lançamento do 508 no mercado nacional será feito em meados de Setembro. E os preços não diferem muito da ainda actual geração. A diferença é que a nova versão vem mais bem equipada. Comparativamente com a anterior versão o novo 508 está mais comprido. É claramente um carro que necessita de algum espaço para se fazer estacionar. No exterior apresenta uma estética mais minimalista e sóbria. A frente incorpora uma nova grelha com um formato quebrado nos cantos inferiores que faz lembrar o estilo da Volvo. O logotipo sai do capôt e passa a estar integrado na grelha bem ao estilo do cavalinho da Ferrari.



O pára-choques frontal está mais monolítico e menos arredondado dando uma sensação de maior robustez. O capôt é agora mais horizontal. As ópticas estão menos exuberantes mas mais afiadas e melhor proporcionadas nas linhas gerais do veículo. De salientar que todos os sistemas de iluminação são todos em leds (piscas, luzes diurnas, luzes nevoeiro, médios, mínimos e stop). Quanto a motorizações a Peugeot simplificou a gama de ofertas. Nos blocos a diesel existirão três versões: o 2.0 Blue HDi com 150cv auxiliado por uma caixa manual, o 2.0 Blue HDi com 180cv auxiliado por uma caixa automática e o 1.6 HDi com 115cv e 120cv previsto apenas para 2015. Todos cumprem a nova norma de emissões Euro 6.



A gasolina haverá apenas o propulsor 1.6 THP de 165cv. Há ainda uma versão híbrida denominada Hybrid4 que combina um bloco diesel 2.0 HDi de 163cv com um bloco eléctrico de 37cv prefazendo uma potência total de 200cv. Quanto a equipamento o novo 508 vem mais recheado. A consola central integra um ecrã táctil de 7'' onde se pode controlar a maioria das funções o que reduz o número de botões no painel de bordo. À imagem de outros topo de gama alemães o novo 508 dispõe de um sistema head-up display que projecta informação relevante no pára-brisas. Tem ainda ligação a telemóvel por mãos livres, sistema de climatização quadrizona, travão de estacionamento eléctrico e um luxuoso sistema de som JBL.



Depois há que não esquecer que os materiais e acabamentos foram todos melhorados. O novo 508 também viu a sua segurança ser reforçada com novos sistemas como, por exemplo, vigilância de ângulo morto e sistema automático de máximos. Dadas as dimensões avantajadas do 508 era inevitável que viesse com uma imprescindível câmara de visão traseira para auxiliar nas manobras de estacionamento.

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