Smart Fortwo III (2014)



Depois da apresentação do novo Forfour, chega o novo Fortwo que é em quase tudo semelhante ao veículo de quatro lugares, mas mais curto. FUN.ctional é a forma expedicta que os responsáveis da Smart encontraram para baptizar o novo microcarro de dois lugares que inicia agora a sua terceira geração. Comparativamente com a anterior geração há a salientar um ligeiro melhor aproveitamento do espaço interior, embora o espaço não seja um dos objectivos do Smart, a manutenção das dimensões reduzidas no exterior e a estética com um visual mais orgânico e dinâmico. Chega em Novembro ao nosso mercado.

Esta nova geração do Fortwo é fruto da parceria entre a Mercedes e a Renault sendo que 65% de componentes integram o Twingo. O preço de entrada para o bloco a gasolina de 61cv arranca perto dos 10.000€. À semelhança do Forfour, o Fortwo apenas terá motores a gasolina com três cilindros. Um, que já foi referido com 61cv e outro com 71cv, ambos de 999cc. O terceiro será sobrealimentado com turbo e terá 898cc e 90cv. A caixa é manual de cinco relações ou, em opção, automática de seis velocidades denominada twinamic, uma autêntica novidade nos microcarros.

Em termos estéticos o novo Fortwo está mais apurado. A frente é, em tudo, idêntica ao novo Forfour, com ópticas de maiores dimensões em formato amendoado e incoporam luzes diurnas em leds. Terá uma tira intermédia independente que integra os piscas e ainda faróis de nevoeiro na grelha inferior onde se localiza uma boca em baixo relevo. A grelha frontal perfurada na frente a imitar metal acetinado, e onde integra o logotipo da marca ao centro, é mesmo uma novidade no Fortwo e marca o novo visual que se assemelha a uma boca sorridente com olhos arregalados.



O novo Fortwo deixou de ter o ar de carro simpático. Largou a fase da juventude para passar à fase de adulto. A frente está mais agressiva e dinâmica com a integração da grelha inferior. A Smart teve o cuidado de eliminar as arestas da corroçaria e de qualquer ângulo que se visualize a silhueta do novo Fortwo só se vislumbram curvas suaves. A fluidez das linhas tornam o novo Fortwo agradável à vista. Na lateral poucas diferenças há a assinalar. Mantém-se a entrada de ar para arrefecer o motor, que é instalado atrás. Já a traseira tem algumas diferenças assinaláveis.

A dupla óptica oval alinhada na vertical passa a ter apenas um grupo de formato quadrado com cantos arredondados com moldura vermelha dividida em células, onde se localizam as luzes de stop, sendo que no centro de cor branca localizam-se os piscas e luzes de marcha-atrás. Na parte inferior do pára-choques traseiro existem ainda reflectores de cor vemelha. Na base do portão da bagageira mantém-se o rasgo horizontal que tem a função de dissipar o calor proveniente do motor.

Um aspecto que chama à atenção na traseira é o recorte que se inicia na cava da roda e que prossegue contornando o farolim até ao óculo traseiro. Esta continuidade de curvas dá bastante fluidez ao conjunto. Menos positivo foi a necessidade de recortar a carroçaria junto aos farolins traseiros dando uma aspecto demasiado fragmentado à carroçaria. No interior sobressai o ecrã central em LCD. O espaço a bordo, apesar de ligeiramente maior, continua algo acanhado mas está mais aconchegante dado que está tudo bem arrumadinho no sítio sem causar incómodo. O layout e o design geral orgânico, cheio de curvas e com poucas arestas constitui uma mais valia para a vista. Surpreendentemente tem inúmeros espaço de arrumação.



Pela negativa continua o uso de manómetros como apêndices. Não se percebe porque a Smart insiste em usar o conta-rotações e relógio como um extra que é adicionado ao tabelier como um corpo estranho. Nos dias de hoje um conta-rotações ou um relógio é um equipamento que não deveria ser oferecido como um extra. Esteticamente este manómetro prejudica o design geral e origina o acumular de pó. Os manómetro soltos são soluções que se usam em carros de corrida onde se mostra a pressão do óleo, o turbo ou outra informação relevante, o que não é o caso. Depois há que referir que os materiais usados no interior são plásticos de qualidade aceitável e tecidos no tabelier, bancos e forro de porta.

Têm bom acabamento mas o tecido tende a envelhecer rapidamente com os raios solares e a manchar com determinados líquidos pelo que é questionável o seu uso no tabelier mais exposto à radiação solar. O novo Smart Fortwo tem o mesmo comprimento da geração anterior (2,69m), está ligeiramente mais largo em 10cm (1,66m), mas mais baixo em 2cm (1,55m). O Fortwo não está propriamente vocacionado para levar grandes cargas nem para fazer grandes viagens. O seu objectivo é circular e estacionar na cidade com grande facilidade. É possível estacionar o Fortwo na perpendicular onde os outros se colocam de modo paralelo. No entanto, apesar disso, é de salientar que o espaço a bordo melhorou e a capacidade da mala também (260L).

No capítulo da segurança a pequena célula de segurança, denominada tridion, foi alvo de ajustes para proporcionar uma maior protecção aos seus ocupantes. O novo Fortwo terá airbags frontais, laterais e ainda de joelhos no caso do condutor. Um dos grandes defeitos do Smart Fortwo é o seu reduzido peso o que torna-o instável a ventos laterais fortes. Nesta nova geração existe um sistema de assitência a ventos laterais que entra em ação a velocidades superiores a 80km/h. Já como opção existem outros sistemas de segurança como assistente de mudança involuntária de faixa e aviso de colisão.



Quanto a equipamento existirão três níveis: Passion, Prime e Proxy. De série vêm as, imprescindíveis, luminárias diurnas em leds, vidros eléctricos, limitador de velocidade, fecho centralizado de comando remoto e ecrã LCD na consola central com computador de bordo. As gamas mais altas disponibilizam volante em pele com botões, jantes de liga leve estilizadas, ecrã de 3,5'', suporte para colocação de smartphone e ainda um sistema de som JBL. A pintura da carroçaria poderá ser em uma ou duas cores como é já apanágio da Smart, a grande percursora deste estilo.

Versões a gasolina
Três cilindros (71cv) 999cc aspirado: 14,4s; 151km/h; 4,1L/100km; 93g/km; 10.950€;
Três cilindros (90cv) 898cc com turbo: 10,4s; 155km/h; 4,2L/100km; 97g/km; 13.250;

Dimensões
Comprimento: 2690 mm
Largura: 1660 mm
Altura: 1550 mm
Mala: 260 L

Prós e contras
+ estética exterior e interior, preço, facilidade de condução em cidade
- alguns materiais no interior, opcionais como manómetros

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