Várias marcas alemãs são acusadas de monopólio e manipulação de preços na China (2014)



Várias marcas alemãs são acusadas de monopólio e manipulação de preços na China. A Audi, a BMW e a Mercedes já foram condenadas a pagar uma multa. Mas também a americana Chrysler e a Volkswagen estão a ser investigadas. Trata-se de uma acusação sobre o monopólio de preços de peças e serviços. Tudo indica que os fornecedores e os fabricantes controlavam o preço das peças e impediam a sua comercialização no mercado. Para além de praticar preços abusivos, cobravam até três vezes mais do que o valor praticado noutro mercado como os Estados Unidos.

A Mercedes foi acusada de manipular os preços de serviço numa oficina, incorrendo em práticas anti-competitivas. As marcas alemãs já anunciaram reduções nos preços das peças e dos serviços como forma de respeitar a lei. A BMW foi condenada por manipulação de preços em quatro concessionários. O aspecto curioso deste facto é que, ao todo, são quatro as marcas alemãs acusadas ou investigadas. Existe uma prática comum na estratégia de procedimentos.

A investigação conclui que muitas empresas estrangeiras fabricantes de produtos de luxo impõem ao mercado chinês preços bastante superiores do que o praticado nos Estados Unidos e Europa chegando a diferença, por vezes, até três vezes o valor. São casos típicos de monopólio vertical, na qual o fabricante utiliza a sua posição líder para controlar os preços das peças e da mão de obra nos serviços de manutenção, mas que desde 2008 enfrentam a nova lei anti-monopólio.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO