alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Volkswagen XL Sport Ducati concept (2014)
O protótipo híbrido da Volkswagen denominado XL1 foi criado tendo como objectivo alcançar um consumo de apenas 1L/100km, ou seja ser o mais económico. Mas agora a marca alemã criou uma versão desportiva. O protótipo XL Sport, com carroçaria derivada do XL1, tem outro objectivo: ser um desportivo de alta eficiência recorrendo a um motor de dois cilindros com 200cv da Ducati 1199 Superleggera, uma marca de motos recentemente adquirida pelo grupo volkswagen através da Audi.
A base é quase toda tirada do XL1 mas mais musculada. O estilo das portas em asa de gaivota é o mesmo. A traseira afunilada recortada e o tejadilho em lamelas são inspiradas no Lamborghini Miura. A pintura em azul vivo mate dá um toque especial a este modelo. Esta é, claramente, uma jogada de marketing da Volkswagen, tal como já fez com o Phaeton, um modelo de pouco sucesso mas cujo objectivo pode não passar por vender um grande número de unidades.
É uma jogada interessante da Volkswagen uma vez que a indústria automóvel anda a apostar em blocos de três e dois cilindros sobrealimentados com turbo para atingir consumos reduzidos. Mas este propulsor a gasolina com dois cilindros a debitar 200cv tem o pormenor de ser o V2 mais potente do mundo. Tem 1.199cc, não recorre a qualquer turbo e está totalmente testado. Resta saber se a fiabilidade se mantém num veículo de maior peso.
O XL Sport atinge os 100 km/h em 5,7 segundos e a velocidade de ponta é de 270 km/h. A potência máxima é atingida às 11.000rpm. A caixa é de dupla embraiagem DSG com sete relações. Quanto a consumos e emissões não existem dados mas a curiosidade é enorme. O XL Sport tem 4,291m de comprimento, 1,847m de largura e 1,152m de altura. As jantes de liga leve forjadas a magnésio têm 18''.
Os travões são de alta eficiência em cerâmica. A carroçaria é feita em compósito CFRP (carbon-fiber-reinforced polymer) permitindo atingir um peso de apenas 890kg. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0.258. No interior destaque para o tebalier em fibra de carbono e painel de instrumentos digital totalmente digital.
///
2014,
concept cars,
gasoline,
volkswagen
Sem comentários: