
O Golf Plus surgiu no mercado como a versão mais "alargada" do Golf normal. No entanto as suas vendas não corresponderam ao desejado, pelo que foi suspenso em 2013. Agora a Volkswagen optou por modar o formato e criar outra designação denominada Sportsvan. Ou seja já não um Golf mais "gordo", mas antes um modelo distinto de aspecto monovolume. O objectivo é oferecer mais espaço, conforto, versatilidade e economia às famílias.
Como qualquer monovolume, o Sportsvan pode desempenhar o papel de veículo de carga como de transporte da família numa viagem longa sem sobressaltos. Pode levar até cinco ocupantes reais. Os passageiro de trás dispõem de amplo espaço sem necessidade de bater com os joelhos ou pés nos bancos da frente. O espaço permite, inclusivé, a colocação de carrinhos para bebés sem necessidade de grande ginástica dado que as portas têm uma ampla abertura. Comparativamente com o anterior Golf Plus o Golf Sportsvan é mais comprido em 13cm.

Pode parecer um contracenso mas o Sportsvan é maior por dentro do que o Golf normal mas por fora a diferença é de apenas 8cm. A vantagem do Sportsvan para a Golf Variant reside na maior facilidade de estacionamento dado o seu tamanho mais compacto. E a bagageira tem uma capacidade de 500L, portanto ligeiramente inferior ao Golf Variant. Em termos estéticos o Sportsvan partilha o mesmo design do Golf com ligeiras diferenças como por exemplo o pára-choques frontal que apresenta rasgos inferior maiores. Mas o grande trunfo deste Sportsvan é mesmo o seu bloco 1.6 TDI de 110cv. Tem uma caixa manual de cinco relações (em opção pode-se escolher uma caixa automática DSG) eficaz e bem escalonada.

O comportamento deste motor é eficaz e sem quebras e o consumo anunciado de 4,1L - embora seja utópico de alcançar mas não é enganador ao contrário de outras marcas - garante uma economia à carteira do condutor. Vem com sistema automático de arranque start/stop. Atinge os 100km/h em 11,3s. Convém ter em atenção que se o Sportsvan for sobrelotado o comportamento e desempenho será outro. É possível escolher cinco modos de condução: Eco, Sport, Normal, Individual e Comfort. A versão mais bem equipada Highline trás sensores de estacionamento, sistema de aviso em ângulo morto, bloqueio electrónico do diferencial, suspensão adaptativa electrónica DCC, detecção de fadiga do condutor, sistema de travagem automático para mitigação de colisão entre outros.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção directa, turbo de geometria variável, intercooler
Potência: 110 cv às 3200-4000 rpm
Binário: 250 Nm às 1500-3000 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 5 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 192 km/hAceleração 0-100 km/h: 11,3 s
Consumos
Combinado: 4,1 L/100kmEmissões CO2: 106 g/km
Preço
a partir de 31.742€ na gama de topo HighlinePrós e contras
+ espaço a bordo, conforto, versatilidade, qualidade
- recuperações algo lentas








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