
A sigla DS é histórica na Citroën desde os tempos do "boca de sapo" e a marca francesa retomou o nome para relançar as vendas que caíram abruptamente. Pode-se dizer que a aposta foi ganha apesar da recessão económica persistir em França. A parceria com a China também veio ajudar a revitalizar a marca. O DS5 vem substituir o C5 e posiciona-se no segmento de veículos topo de gama da marca. A gama DS tornou-se mesmo numa submarca premium da Citroën. A Citroën optou por suprimir o nome da marca neste modelo. No entanto é mais fácil continuar a chamá-lo de Citroën. Para quê escondê-lo?
O pequeno utilitário DS foi um sucesso de vendas e conta já com uma legião da fãs. Agora o DS5 procura trilhar o mesmo caminho. O seu design é um pouco mais arrojado com ópticas afiadas e alongadas. Um friso cromado que se inicia nos farolins dianteiros e prossegue até ao pilar dianteiro faz lembrar uma sobrancelha mas o design é pouco consensual. É fácil perceber a intenção de obter fluidez nas linhas, no entanto a partir de alguns ângulos a solução não é totalmente feliz.

Ao contrário do praticado nas marcas premium a Citroën retirou os cromados da moldura dos vidros para tornar o desenho mais minimalista e sóbrio. Ao invés a marca francesa optou antes por colocar uma tira cromada nas saia das portas. Esta solução já se revelou mais feliz. Na frente, para além do double chevron, também existe um elemento a cromado junto às luzes de nevoeiro. Não se percebe porque continua o double chevron no pára-choques uma vez que a Citroën optou por suprimir o nome da marca no DS5...
Este é um modelo que resulta bem numa cor escura para contrastar com os cromados. A frente afunilada, com uma grelha generosa, dá uma ar desportivo ao modelo. É mais baixo e elegante do que o C5. A traseira é feita através de um recorte no volume, como já acontecia no C5 e nos hatchbacks. No que toca a motorização o bloco 1.6 BlueHDi de 120cv (já cumpre a nova norma Euro 6) é económico mas pouco entusiasmante. Comparativamente com o anterior motor de 115 cv apresenta uma resposta mais eficiente e melhores consumos. Vem acoplado a uma caixa manual de seis velocidades de fácil uso.

A Citroën anuncia um consumo de 4L/100km mas o ideal será contar com um valor de 5,9L/100km para um trajecto misto. O habitat natural do DS5 é claramente a estrada onde propicia viagens tranquilas, silenciosas e confortáveis graças a uma sofisticada suspensão. A condução é suave muito por culpa de uma direcção precisa. Aliás não é muito difícil de encontrar a posição ideal para o condutor. O conforto é mesmo um ponto forte do DS5 mas tem um pequeno calcanhar de aquiles.
Alguns comandos e a própria consola central infoteinment não são de fácil uso e podem implicar o desviar momentâneo do olhar da estrada, o que não é bom sinal para a segurança. O desenho de perfil no DS5 é esguio, desportivo e mergulhante atrás o que acaba por comprometer o óculo traseiro que apresenta uma área envidraçada reduzida, dificultando a visibilidade atrás pelo condutor. Aliás é um aspecto que já acontecia no C5. Os espelhos retrovisores acabam por compensar. Uma câmara traseira de auxílio ao estacionamento torna-se indispensável.

No que toca a equipamento existe uma gama de entrada denominada Chic que inclui desenho do tejadilho com o padrão DS, espelho retrovisor em preto com pisca integrado e tanto os materiais como o acabamento são de boa qualidade. Vem de série com faróis diurnos em leds, volante e punho das mudanças em pele, ar condicionado bi-zona, sensores de chuva e de luminosidade, rádio com ligação USB, bluetooth e mp3, sistema de arranque sem chave, travão de estacionamento eléctrico, estofos em pele e tecido, umas bonitas jantes de liga leve de 16'' com duplo acabamento e sensores de pressão de pneus.
Como opções existem a pintura metalizada, tecto panorâmico, a indispensável câmara traseira com sensores, espelhos retrovisores rebatíveis electricamente e ainda um relógio analógico (!) ao centro bem ao estilo de marcas desportivas como a Porsche ou a Aston Martin. O interior é generoso e confortável seguindo a tradição francesa. Dispõe de cinco lugares reais. A mala é desafogada com uma capacidade de 468L.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1560 cc, 8 válvulasAlimentação: injecção directa com turbo de geometria variável
Potência: 120 cv às 3500 rpm
Binário: 300 Nm às 1750 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4530 mmLargura: 1870 mm
Altura: 1510 mm
Peso: 1500 kg
Mala: 468 L
Prestações
Velocidade máxima: 191 km/hAceleração 0-100 km/h: 11,7 s
Consumos
Combinado: 4,0 L/100kmEmissões CO2: 104 g/km
Preço
a partir de 35.416€Prós e contras
+ qualidade geral, espaço, conforto, preço já inclui equipamento de série
- alguns elementos decorativos na carroçaria com design demasiado arrojado e pouco consensual, prestações, visibilidade atrás, posicionamento de alguns comandos
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