
Desde que foi lançado, o Volkswagen up! não tem sido, propriamente, um sucesso de vendas no mercado dos pequenos citadinos. O número de viaturas comercializadas tem sido razoável mas aquém do esperado pela marca alemã e já se falou mesmo em descontinuar o e-up!. Não esquecer que este é um modelo que ganhou o prémio de carro do ano. No entanto existe agora uma versão totalmente eléctrica que poderá animar a vida deste modelo. Tem algumas alterações estéticas que o distinguem dos modelos a combustão.
É certo que o potencial cenário de deflacção na Zona Euro (Portugal já registou mesmo inflacção negativa em 2014) poderia fazer descer o preço das viaturas, principalmente os eléctricos, o que animaria o sector. Estes têm um custo de fabrico alto que tornam o seu preço final pouco apetecível. E a sua pouca autonomia fazem mesmo deles um segundo veículo para desfrutar ao fim de semana, nunca uma primeira opção para o dia-a-dia.

Na parte estética o e-up! é semelhante ao up! com poucas diferenças. Destaque para a frente com luzes inferiores em leds em forma de U. Padrão que se repete atrás mas com reflectores. Na lateral sobressaem as jantes de liga leve de 15''. Atrás pouco há a assinalar a não ser, claro, para a ausência do tubo de escape que é desnecessário neste modelo 100% eléctrico. O e-up! é mesmo um veículo para ir às compras no dia-a-dia desde que o supermercado se situe bem perto de casa. Talvez um carro para reformados que não precisem de percorrer grandes distâncias no dia-a-dia?
A capacidade da mala é de 251L, podia ser mais mas cumpre a função. É capaz de percorrer uma distância entre 120 e 160km até ao próximo carregamento. Não é muito mas o valor real será mesmo de 100km numa condução normal. Para se atingir o valor anunciado pela marca há que optar por uma condução bastante pachorrenta e esquecer algum equipamentos. Ligar o rádio? É melhor pensar duas vezes. O ar condicionado neste modelo é mesmo uma opção que dá que pensar já que consome muita energia e reduz a sua autonomia. Mesmo ligando as luzes de médios consome alguma energia. A Volkswagen disponibiliza por 700€ uma Wallbox que possibilita um carregamento mais rápido em vez da tomada convencional.

Quanto a desempenhos o e-up! consegue atingir os 60km/h em meros 8 segundos, o que é bastante bom. E em subida não sente qualquer dificuldade. O bloco elétrico com baterias de iões de lítio tem uma potência de 82cv e a velocidade máxima é de 130km/h, no entanto há que ter em conta que em autoestrada e a alta velocidade a sua autonomia é reduzida drasticamente.
O e-up! é claramente um veículo para a cidade para percorrer curtas distâncias. O seu formato comptacto e a sua agilidade permitem ao condutor estacionar facilmente em qualquer lugar. E mesmo apesar das suas dimensões os lugares da frente apresentam um espaço desafogado graças a envidraçados generosos. Já atrás a história é outra, onde cabem duas crianças. Levar adultos atrás não é aconselhável.
Mecânica
Motor: eléctrico síncrono permanentePotência: 82 cv
Binário: 210 Nm
Tracção: dianteira
Dimensões
Comprimento: 3540 mmLargura: 1645 mm
Altura: 1498 mm
Peso: 1139 kg
Mala: 251 L
Jantes: 15'' em liga leve
Prestações
Velocidade máxima: 130 km/hAceleração 0-60 km/h: 8,1 s
Aceleração 0-100 km/h: 12,4 s
Consumos
Combinado: 11,7 kWh/100km (equivalente a 2,81€/100km)Emissões CO2: 0 g/km
Autonomia: 120 a 160km
Preço
A partir de 26.505€Prós e contras
+ qualidade geral
- preço, autonomia, lugares atrás, uso de algum equipamento reduz a autonomia
Sem comentários: