União Europeia lança legislação que "penaliza" os veículos com motor a diesel (2015)



A União Europeia lançou legislação que "penaliza" os veículos com motor a diesel. Depois da massificação nos media acerca de preocupações ambientais, nomeadamente o aquecimento global, das quais resultaram os "impostos verdes" incidentes sobre o CO2, um gás com efeito de estufa, agora chega nova legislação que incide sobre outros gases e partículas poluentes. Na realidade se formos a ver bem o CO2 não é propriamente um gás poluente. Os gases letais e venenosos emitidos pelos escapes dos automóveis são outros como por exemplo o monóxido de carbono (CO). Para além desses gases existem, ainda, outros elementos nocivos que saem dos escapes dos veículos com motor a combustão: são as partículas poluentes que não são totalmente eliminadas pelo filtro de partículas e pelo catalisador e que, segundo alguns estudos, podem tornar-se cancerígenas.

O fim da era diesel?

Os veículos mais poluentes são os movidos a diesel e que ainda não cumprem as novas normas Euro 6. No entanto a partir de 2011 já existem veículos a diesel com modernos filtros de partículas que cumprem os requisitos. É preciso salientar que o facto de um veículo dispor de um filtro de partículas não é garantia de ar puro já que se a manutenção da peça não for feita o filtro deixa de cumprir a sua função. Por isso a nova legislação visa combater estes propulsores mais poluentes. Até 2020 a UE pretende criar um conjunto de postos de abastecimento com combustível mais amigo do ambiente como é o caso do gás. Algumas cidades europeias vão começar a aplicar a lei. Só para dar um exemplo, em Paris entre 2017 e 2020 haverá interdição total à circulação de viaturas a diesel com matrículas anteriores a 2011. Isto irá colocar o mercado dos veículos a diesel, tão apreciado pelos europeus, numa rota de colisão, podendo mesmo levar à sua desvalorização comercial, independentemente da categoria ou marca.

As marcas não estão indiferentes a estas medidas e já começaram a lançar no mercado, de há algum tempo para cá, propulsores a gasolina com turbos para se equipararem aos diesel, no que toca a eficiência de consumos e emissões. A massificação do diesel no nosso mercado começou em 2004 quando os propulsores a gasolina caíram para segundo plano. Portugal é mesmo o país da UE com maior percentagem de veículos a diesel particulares entre as matrículas de veículos novos. Desde 2012 que os veículos a diesel pesam 70% em Portugal. Curioso que no gigante grupo Toyota os veículos com maior venda são os movidos a gasolina e os híbridos, sendo o diesel um sector em declínio.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO