Mazda CX-3 (2015)




A Mazda entrou na corrida dos pequenos SUV's, um mercado em franco crescimento e ao qual as construtoras não podem desviar a atenção. O novo CX-3 pretende ombrear com outros modelos como Nissan Juke, ou Renault Capture. Terá capacidade para se impor? Tudo indica que sim já que oferece boa qualidade de construção. No fundo o CX-3 é uma espécie de miniatura do, também novo, CX-5. Quanto a motores existe apenas um bloco a diesel de 1.5L e 105cv e duas versões. Uma com tracção às rodas frontais e outra com tracção integral. Também existe a possibilidade de optar por caixa manual ou automática.

O mercado automóvel europeu começa a mostrar uma mudança de gostos. Se dantes ter uma carrinha era o objectivo de muitos europeus, agora o mercado virou-se mais para os SUV's e os pequenos crossovers são uma tentação já que oferecem um formato visual de SUV com espaço razoável no interior a preços competitivos. O novo CX-3 utiliza a base do Mazda 2 com a partilha de inúmeros componentes mecânicos e da carroçaria. Quanto ao visual é uma derivação do primo maior CX-5.



Estéticamente o CX-3 tem um design astuto e cativante, à imagem do pequeno utilitário Mazda 2. As ópticas esguias e afiadas tocam na grelha de moldura cromada, ideia iniciada pela BMW. A grelha apresenta o formato de asas abertas em baixo replicando o desenho do logotipo. O queixo inferior saliente dá robustez ao CX-3 e um grupo óptico inferior nas pontas de formato vertical integram luzes de nevoeiro. Na lateral sobressai uma linha de cintura curva e discreta que arranca no pára-choques frontal até à cava da roda traseira.

Os pilares traseiros são em cor negra para dar ao tejadilho a ideia de estar a flutuar. As cavas das rodas são em plástico negro. Atrás destaque para a antena em forma de barbatana de tubarão, o spoiler superior e a dupla ponteira de escape cromada. O perfil do novo CX-3 é bastante elegante com uma altura baixa sem, contudo, parecer um coupé. O espelho retrovisor encontra-se encrustado na porta e não no envidraçado. A base das portas tem um friso cromado. Na versão de cinco portas é discutível a posição dos puxadores criando um efeito visual menos conseguido. A dissimulação do puxador na porta traseira seria o ideal.



Quanto ao espaço interior tem capacidade para transportar quatro ocupantes em modo confortável. Um quinto ocupante pode ocupar o espaço central atrás mas terá de viajar condicionado nos movimentos. A mala tem uma capacidade de 350L. Os materiais revelam algum cuidado na construção o que o faz distinguir da concorrência. O tabelier apresenta dois níveis, sendo o inferior em estofo mais macio. Tanto volante como travão de mão são forrados em pele.

Quanto ao bloco é bastante silencioso, discreto e eficaz. Conta com 105cv e alcança os 100km/h em 10s. O binário máximo encontra-se logo às 1.600rpm o que permite boas recuperações em cidade. A caixa é precisa e escalonada para oferecer consumos económicos. Vem com start-stop automático. Quanto à suspensão é de louvar o conforto que proporciona aos seus ocupantes já que é capaz de filtrar os pisos mais agrestes. A versão de tracção às rodas frontais será certamente a mais absorvida no mercado nacional, tendo em conta que com tracção integral o preço sobe 6 mil euros, o consumo sobe e a performance cai. Tem a única vantagem de oferecer melhor aderência.



No mercado português existirão apenas dois níveis de equipamento: Evolve e Excelence. O Evolve é o nível de entrada e oferece de série, entre outros, jantes de liga leve, cruise control, ar condicionado automático, sensores de controlo de pressão dos pneus, sistema de auxílio ao arranque em subida e ecrã táctil de 7''. O nível superior adiciona faróis em leds, jantes de liga leve com 18'', vidros escurecidos atrás, sensores de estacionamento, sensores de chuva e de luz, sistema de som Bose e muito mais. O sistema de navegação é um opcional para ambos os níveis de equipamento.

Modelos a diesel
1.5 Skyactiv (105cv) 4x2: 10,1s; 177km/h; 4,0L/100km; 105g/km; 23.954€
1.5 Skyactiv (105cv) 4x4: 10,5s; 173km/h; 4,7L/100km; 123g/km; 29.444€

Prós e contras
+ preço da versão 4x2, qualidade, design
- colocação do puxador da porta traseira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO