Postos de combustível vão passar a ser avaliados



Os postos de abastecimento vão passar a ser avaliados, no que diz respeito à qualidade dos combustíveis que fornecem aos consumidores. As respectivas auditorias irão atribuir notas de 0 a 100 aos postos de combustível e o critério inclui também avaliação ao funcionamento do equipamento, à segurança e a eficácia ao atendimento junto dos clientes.

A regulamentação e o critério das normas coube à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) e passam a funcionar a partir de 18 de Janeiro de 2016. O mais importante será saber a qualidade dos combustíveis que equivale a 40 pontos, mas também há que ter em conta o equipamento para verificar se a quantidade de combustível corresponde àquilo que é contabilizado. Este item dá 15 pontos. Quanto à qualidade do atendimento valem 5 pontos.

Por sua vez o tratamento das reclamações de clientes e os meios disponibilizados valem 10 pontos. Também as condições das infraestruturas, como a qualidade do piso e a afixação dos preços valem 10 pontos. O manual de boas práticas e procedimentos no posto valem cinco pontos.

Classificações:

0 a 50 pontos: INSUFICIENTE
51 a 74 pontos: SUFICIENTE
75 a 90 pontos: BOM
91 a 100 pontos: MUITO BOM

Os resultados fornecidos são válidos por um período de 3 anos. Para saber os resultados, que são públicos e gratuitos, basta consultar o sítio da ENMC. O objectivo destas avaliações é sujeitar os postos de combustível a um controlo mais apertado, de forma a obrigar os seus proprietários a manterem o correcto funcionamento dos seus estabelecimentos de modo a evitar fraudes junto dos clientes.

Ninguém gosta de abastecer a viatura com um combustível "vigarizado". E muito menos abastecer o depósito com quantidades inferiores ao valor indicado na bomba de abastecimento. Por isso as anomalias detectadas nestas auditorias poderão dar origem a contra-ordenações ou processos-crime.

1 comentário:

Anónimo

Os combustíveis têm de baixar

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