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Pintura mate virou moda
No início marcas como a Lamborghini, Ferrari ou Porsche começaram por lançar no mercado novos modelos com cores em tom mate. Mas outras marcas, de gama alta, também decidiram arriscar, deixando de ser uma exclusividade dos veículos super desportivos. Por exemplo a Mercedes (e Smart), a Audi ou a BMW já têm opções de pintura em mate. A aceitação do mercado ditou esta nova moda. E pouco restará para que as restantes marcas sigam as pisadas. A imagem de estatuto tenderá lentamente a ser democratizada pelas marcas mais vulgares.
A pintura mate difere da pintura normal e da pintura metalizada no seu grau de reflexão que é bastante menor ou quase nulo. Se na pintura normal e metalizada é possível ver o reflexo do exterior de forma nítida mediante determinadas condições de luz, especialmente em carros pretos que funcionam como um espelho, na pintura mate o grau de nitidez é muito menor só se conseguindo ver o reflexo em manchas dispersas como se olhássemos para o nevoeiro.
Ao contrário da pintura metalizada, a pintura mate só é capaz de reflectir brilho com fontes de luz muito próximas e fortes visto que absorve grande parte dos feixes de luminosidade sem conseguir dispersar o brilho. De entre as várias cores o preta mate acaba por absorver muita radiação e desgasta-se mais rapidamente dado que não é capaz de reflectir a energia proveniente do sol. A pintura mate é um tipo de pintura que chama a atenção por ser diferente do habitual.
É uma moda que começou por ser utilizada na indústria do tunning, dedicada à alteração de carros, tal como a utilização de jantes com pintura preta ou fumada. As marcas de super-desportivos aperceberam-se do potencial deste novo look como forma de estatuto e aproveitaram esta onda, bastante aceite por uma elite endinheirada ligada ao mundo do desporto e do cinema, para lançarem modelos com pintura mate de série sem necessidade de efectuar um tunning.
Como nem todas as marcas oferecem a opção de cores em mate a única solução é efectuar uma pintura nova numa casa especializada, mas atenção que nem todas as oficinas sabem fazê-la já que é uma pintura que exige maior cuidado e profissionalismo. Se for mal feita são notórias as imperfeições. Pintar um carro com acabamento em mate é muito similar a uma pintura brilhante, mas há que ter em consideração que a primeira aplicação já deve alcançar um grau de perfeição assinalável.
Isto significa que se deve efectuar a pintura mate num ambiente fechado e puro sem nenhum tipo de contaminação dado que a possibilidade de corrigir imperfeições ou eliminar grãos de partículas contaminantes que tenham caído sobre a superfície não é uma opção a ter em conta. Tem de ser bem feita logo desdo o início, caso contrário o corre-se o risco de ficar com uma pintura imperfeita. A pintura mate tem de ficar bastante homogénea senão notam-se logo as diferenças de manchas.
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