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Ferrari F80 concept, um novo estilo (2016)
Este é o Ferrari F80, um concept car da marca italiana de superdesportivos. E a palavra para classificar este modelo de motorização híbrida só pode ser uma: bizarro.
É um exercício de puro experimentalismo formal concebido e imaginado pelo designer italiano Adriano Raeli.
O F80 poderá dar pistas sobre o futuro sucessor do LaFerrari, também um veículo híbrido.
Trata-se de um concept bastante desfragmentado e inspirado em vários modelos de competição. Por isso mesmo pode estar algo desfazado com a realidade do dia-a-dia. No entanto trata-se de um estudo mais estético do que prático onde se deram largas à imaginação. Muito provavelmente se o F80 vir a luz do dia terá de sofrer algumas alterações formais. Só para dar um exemplo não se vislumbra local para colocação de matrícula.
A frente proeminente com um nariz em forma de tubarão apresenta dois difusores bastante avantajados com uma cunha invertida ao centro. A ideia é oferece o mínimo de resistência ao vento. A tampa do capôt assume uma forma independente do difusor como se fossem dois lábios a tocarem-se. Ah, não existe o tradicional pára-choques. Quanto às ópticas têm a forma de bico de pato feita de duas lâminas cromadas e uma moldura em forma de olho onde se localizam as luzes.
O modelo é, como se referiu, bastante fragmentado feito de muitas peças independentes separadas da carroçaria, fixas em pequenos pontos, o que dá uma certa imagem de fragilidade, colocando em causa a durabilidade no que toca à solidez do conjunto. E o que será lavar o F80? Não deve ser uma tarefa fácil com a sujidade a acumular-se nas muitas reentrâncias existentes. Ou seja a estética do F80 assemelha-se a um esqueleto à vista, muito próprio de modelos de competição onde se procura reduzir o peso ao mínimo de modo a tirar o máximo proveito da aerodinâmica.
Basta ver na lateral as bolsas de entrada de ar à imagem dos bólides de de Fórmula 1 e o apêndice em forma de barbatana de tubarão junto à porta procura, talvez, direccionar o fluxo de ar. Refira-se o pára-brisas alongado que se prolonga até ao tecto, tudo numa peça única. Chegando até às rodas traseiras, os guarda-lamas são amarrados à carroçaria através de uma fina lâmina que deixa passar o ar por baixo.
A traseira já possui uma linguagem mais familiar e consensual com as tradicionais ópticas circulares em alto relevo que se destacam da carroçaria como dois olhos de um camaleão. O aileron traseiro horizontal une as duas ópticas e serve para agarrar o F80 à estrada sem levantar voo. Também aqui, à imagem da frente, existem dois grandes difusores e ao centro nova cunha, mas cromada onde se localizará, muito provavelmente o escape.
Saliente-se ainda os retrovisores colocados no topo do tejadilho como se fossem as orelhas do cavalinho. As jantes de cinco raios em forma de folha não se tocam no centro dando um efeito de ligeireza. O F80 seria movido por um bloco de combustão V8 Ferrari biturbo de 900 cv complementado por um sistema de potência adicional KERS, o que totaliza 1.200cv. O seu peso não vai além de 800Kg, o que se traduz em performances excepcionais. Atinge os 100km/h em apenas 2,2s e a velocidade de ponta é de 498 Km/h. Obviamente mais talhado para andar em pistas fechadas do que em circuitos urbanos, ou então para guardar na garagem nem que seja só para, de vez em quando, observar as suas linhas dinâmicas.
Veja o vídeo de uma simulação virtual do protótipo em andamento:
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