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Deco testa veículo corrigido pela VW após escândalo dieselgate (2016)
O grupo Volkswagen está a efectuar alterações nos seus veículos afectados pelo escândalo das emissões. A revista de defesa dos direitos dos consumidores portugueses, Deco, analisou as prestações num veículo antes e após a reparação feita pela marca, tanto em estrada como no laboratório, e comparou-as. E o resultado não podia ser mais decepcionante.
Mera operação de cosmética?
O software malicioso que falseou os resultados das emissões de NOx permitiu ao grupo VW vender carros sem cumprir a legislação europeia. Mas nos EUA acabaram por descobrir o esquema, que foi o local onde o escândalo teve origem. O motor afectado é o EA189 com 3 e 4 cilindros de 1.6L e 2.0L a diesel e foram montados em modelos como Volkswagen Polo, Seat Ibiza, Audi A3 entre outros e que inclui a Porsche.
A italiana Altroconsumo, parceira em Itália da Deco, resolveu efectuar o teste a um veículo intervencionado pela VW. De facto o grupo VW prometeu que a correção aos motores eliminaria o mecanismo fraudulento e reduziria as emissões poluentes sem afectar o consumo e desempenho. Mas este teste contraria o fabricante alemão.
Aumento de 13,2% nas emissões de NOx após a reparação
O teste efectuado pela Altroconsumo consistiu em medir as emissões e consumos num Audi Q5 de 2014 cedido por um consumidor italiano, antes e depois da intervenção em oficina da marca alemã. Este teste revela que a reparação da marca homologada pela autoridade alemã para os transportes é ineficaz na redução dos níveis de NOx.
"O procedimento envolveu um ciclo de testes em laboratório e outro em estrada. Assim que terminou a primeira ronda de testes, o veículo seguiu para uma oficina autorizada da marca, onde teve lugar a reparação proposta pela marca para reduzir as emissões.
A intervenção (na marca) decorreu sem que fossem avançadas grandes explicações ao cliente sobre o que tinha sido feito ao seu carro. Já com o certificado de conformidade na mão, a equipa da Altroconsumo iniciou a segunda ronda de examos, para comprovar a existência, ou não, de discrepâncias nos valores de emissões de NOx e de consumo de combustível".
Após a intervenção em vez de existir redução nas emissões nota-se um aumento de 13,2%. Já quanto ao consumo não se verificaram alterações significativas.
Altroconsumo pondera multar a VW por práticas comerciais desleais
Por isso a italiana Altroconsumo pondera multar a VW por práticas comerciais desleais. Já em Portugal o caso será mais complicado uma vez que o nosso país tem uma importante fábrica da marca em Palmela.
Abrir um processo de multa em Portugal contra o grupo alemão poderia complicar o futuro da fábrica. É um assunto delicado para o governo português uma vez que existem 100 mil carros afectados nas estradas portuguesas pelo dieselgate.
Indemnizações nos EUA não se reflectem na Europa
O grupo VW prevê gastar 13,3 mil milhões de euros em indemnizações a clientes norte-americanos. Mas na Europa a Comissão Europeia tem sido permissiva com este assunto e não exige o mesmo critério.
Deco alerta ainda que o consumo real das marcas é 18% a 50% superior ao anunciado
Convém lembrar também que os testes da Deco a muitos veículos de outras marcas mostram que na prática os modelos consomem mais 18% a 50% de combustível do que declaram. É uma prática generalizada na indústria automóvel. A diferença é que numas marcas isso nota-se mais do que em outras.
(actualização 2 Dez 2016)
Deco decide avançar com processo judicial
A Deco (Associação de defesa dos consumidores portugueses) publicou, na sua edição de revista de dezembro de 2016, que "vai avançar com um processo judicial contra o fabricante alemão Volkswagen, a SIVA (representante do grupo Volkswagen em Portugal), a Seat e a Volkswagen espanhola, tentando que os consumidores afectados sejam compensados".
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2016,
ambiente e combustíveis,
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3 comentários:
Vão pagar em portugal?
que cómico
acho que não vão pagar cá