BMW comemora 100 anos de história (2016)



A BMW (Bayerische Motoren Werke) nasceu há 100 anos, ou seja em 1916. Mas antes de chegar aos automóveis começou por ser uma marca ligada à aviação através do fabrico de motores para aeronaves.

A empresa alemã tornou-se mesmo na marca escolhida pela Força Aéra Alemã para o fornecimento de propulsores. Está, por isso, estritamente ligada às Guerras Mundiais.

Em 1923 a marca alemã inicia uma nova fase ao fabricar o primeiro motociclo. Por volta de 1928 o grupo adquire a Fahrzeugfabrik Eisenach, uma empresa fabricante de veículos motorizados com quatro rodas e dá o primeiro passo para entrar na indústria automóvel.




O fim da guerra trouxe um período de incerteza para a marca e dificuldades financeiras acrescidas devido à destruição de fábricas e a proibição de produção de modelos. Só em 1948 é que a marca alemã consegue voltar à produção de motorizadas.





E apenas em 1952 consegue retomar o fabrico de automóveis através do lançamento do 501. Mais tarde surge o 507, um roadster destinado ao mercado americano e desenhado por Albrecht von Goertz. É o primeiro BMW a exibir as guelras de tubarão na lateral, mas o seu preço de fabrico demasiado elevado só permitiu construir 252 modelos.




Italianos "resgatam" a BMW com o Isetta

Durante este período a BMW ainda atravessava dificuldades. E surge então o Isetta, de Itália, para "salvar" a BMW. O icónico Isetta, também apelidado de "ovo", era um veículo supercompacto equivalente ao actual Smart Fortwo e que resultou da parceria entre italianos, que forneciam a carroçaria, enquanto a BMW fornecia os motores com origem em motorizadas.

O sucesso deste pequeno modelo permitiu à BMW equilibrar as suas contas e reerguer-se. O passo seguinte foi o lançamento um veículo maior para toda a família e integralmente fabricado na Alemanha, o 1500. Uma vez ganha a autonomia e independência, a BMW lança novos modelos e conquista finalmente um espaço importante na indústria automóvel. E o resto da história é aquilo que conhecemos hoje.




De onde vem a icónica grelha de duplo rim?

A principal imagem de marca da BMW é a sua grelha frontal com duplo rim, ou dupla narina. A sua origem remonta aos veículos mais antigos que exibiam na parte da frente da caixa do motor uma grelha proeminente mas dividida ao meio. O seu desenho era meramente funcional. Mas a partir daí a grelha passou a ser menos funcional e mais estilizada, ou seja uma reminiscência como imagem de marca que perdura até hoje.




E a origem do logotipo?

O círculo exterior em negro vem de uma das marcas fundadoras do grupo e o seu interior acabou por ser substituído pelas cores da bandeira alemã da Baviera - o azul e branco. Há quem defenda que o centro dividido em quatro a azul e branco seja a representação da hélice de um aeroplano em movimento, uma reminiscência da origem da marca como fabricante de motores para aviões.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO