alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
BMW comemora 100 anos de história (2016)
A BMW (Bayerische Motoren Werke) nasceu há 100 anos, ou seja em 1916. Mas antes de chegar aos automóveis começou por ser uma marca ligada à aviação através do fabrico de motores para aeronaves.
A empresa alemã tornou-se mesmo na marca escolhida pela Força Aéra Alemã para o fornecimento de propulsores. Está, por isso, estritamente ligada às Guerras Mundiais.
Em 1923 a marca alemã inicia uma nova fase ao fabricar o primeiro motociclo. Por volta de 1928 o grupo adquire a Fahrzeugfabrik Eisenach, uma empresa fabricante de veículos motorizados com quatro rodas e dá o primeiro passo para entrar na indústria automóvel.
O fim da guerra trouxe um período de incerteza para a marca e dificuldades financeiras acrescidas devido à destruição de fábricas e a proibição de produção de modelos. Só em 1948 é que a marca alemã consegue voltar à produção de motorizadas.
E apenas em 1952 consegue retomar o fabrico de automóveis através do lançamento do 501. Mais tarde surge o 507, um roadster destinado ao mercado americano e desenhado por Albrecht von Goertz. É o primeiro BMW a exibir as guelras de tubarão na lateral, mas o seu preço de fabrico demasiado elevado só permitiu construir 252 modelos.
Italianos "resgatam" a BMW com o Isetta
Durante este período a BMW ainda atravessava dificuldades. E surge então o Isetta, de Itália, para "salvar" a BMW. O icónico Isetta, também apelidado de "ovo", era um veículo supercompacto equivalente ao actual Smart Fortwo e que resultou da parceria entre italianos, que forneciam a carroçaria, enquanto a BMW fornecia os motores com origem em motorizadas.
O sucesso deste pequeno modelo permitiu à BMW equilibrar as suas contas e reerguer-se. O passo seguinte foi o lançamento um veículo maior para toda a família e integralmente fabricado na Alemanha, o 1500. Uma vez ganha a autonomia e independência, a BMW lança novos modelos e conquista finalmente um espaço importante na indústria automóvel. E o resto da história é aquilo que conhecemos hoje.
De onde vem a icónica grelha de duplo rim?
A principal imagem de marca da BMW é a sua grelha frontal com duplo rim, ou dupla narina. A sua origem remonta aos veículos mais antigos que exibiam na parte da frente da caixa do motor uma grelha proeminente mas dividida ao meio. O seu desenho era meramente funcional. Mas a partir daí a grelha passou a ser menos funcional e mais estilizada, ou seja uma reminiscência como imagem de marca que perdura até hoje.
E a origem do logotipo?
O círculo exterior em negro vem de uma das marcas fundadoras do grupo e o seu interior acabou por ser substituído pelas cores da bandeira alemã da Baviera - o azul e branco. Há quem defenda que o centro dividido em quatro a azul e branco seja a representação da hélice de um aeroplano em movimento, uma reminiscência da origem da marca como fabricante de motores para aviões.
///
2016,
bmw,
clássicos e histórias
Sem comentários: