O carro eléctrico do povo: uma disputa entre Nissan e Tesla ? (2016)



Nissan estima que em o preço de carros eléctricos baixe em 2023

A Nissan estima que em 2023 o preço dos carros eléctricos baixe significativamente. Daqui a seis anos a tecnologia que permite fabricar automóveis 100% eléctricos ficará mais acessível. A democratização dos veículos eléctricos é um passo que ainda vai demorar ainda algum tempo, mas já esteve mais longe. "O principal objectivo de um fabricante de automóveis eléctricos é conseguir desenvolver a tecnologia dentro de orçamentos razoáveis, que permitam aumentar a autonomia de utilização dos veículos e, ao mesmo tempo, possibilitem baixar os preços de venda ao público" refere o vice-presidente de planeamento e estratégia da Nissan Internacional.

Baixar os custos de produção vai depender de determinados factores: aumentar a autonomia das baterias, aumentar o número de vendas e aumentar a concorrência com surgimento de novas marcas a produzirem a mesma tecnologia. A autonomia das baterias é um ponto essencial para captar mais clientes. Tirando algumas excepções, os veículos eléctricos ainda oferecem uma autonomia reduzida.

Renault-Nissan vai aumentar a liderança do segmento dos eléctricos através da parceria com a Mitsubishi

Actualmente o grupo Renault-Nissan é líder mundial no fabrico de veículos eléctricos essencialmente através das vendas do Nissan Leaf, mas pretende atingir o objectivo de massificar ainda mais a produção destes tipo de viaturas. A Tesla, outro fabricante de carros eléctricos, vende automóveis mais caros do que a Nissan. O Leaf é mais acessível do que qualquer Tesla mas ainda continua a ser caro para a maioria das pessoas. Por isso a marca japonesa tenciona democratizar este tipo de carros.

Nissan pretende vender eléctricos a partir de 14 mil €

A Nissan estima que a partir de 2023 o custo de fabrico de baterias para viaturas eléctricas baixe drasticamente e a sua autonomia também será maior. Com a eliminação destas duas limitações as vendas de viaturas eléctricas tenderão a subir em flecha uma vez que ficarão acessíveis ao público geral. Não esquecer que a Renault-Nissan adquiriu recentemente uma parte da Mitsubishi, após o escândalo das emissões, uma marca que também fabrica eléctricos como o Mitsubishi i-Miev. Esta parceria com a Mitsubishi vai fortalecer ainda mais a Renault-Nissan no segmento dos eléctricos. O objectivo da Nissan é vender carros eléctricos por 14 mil euros num futuro próximo e se o modelo for o Leaf terá de rever o design uma vez que não é o seu forte.

Mas a luta pelo "eléctrico das massas" promete ser renhida e a Nissan vai ter concorrência uma vez que a Tesla também pretende lançar no mercado uma viatura mais acessível dentro de poucos anos - o Model 3. O seu fabrico será feito na Europa numa fábrica a anunciar brevemente e que poderá ser em ... Portugal. Pena que o governo de Passos Coelho tenha deixado cair o projecto de fabrico de baterias para os eléctricos da Nissan, ideia do anterior governo de Sócrates. Com uma indústria a fabricar baterias para a Nissan e outra a produzir carros para a Tesla, Portugal seria uma referência mundial na indústria dos eléctricos.



Tudo indica que a luta pelo "eléctrico das massas" será feita a dois entre Nissan e Tesla. Ou será que a Volkswagen ainda vai tentar intrometer-se nesta guerra? Para já a Toyota tem-se colocado de lado, dedicando grande parte do investimento nos híbridos.

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