alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Vantagens e desvantagens das LED lights
Qualquer fonte de iluminação, seja ela natural ou artificial, é perigosa para o olho humano quando observado por longos períodos. Quem olhar para o Sol durante muito tempo acaba por ficar encadeado temporariamente. E para se poder observar um eclipse solar em segurança é aconselhado usar um filtro para os olhos ou óculos especiais.
Estudo conclui que Led's são mais agressivos do que lâmpadas tradicionais
Para além do Sol também as próprias lâmpadas podem produzir o efeito de encadeamento se focadas durante muito tempo. Mas o que ficámos agora a saber é que as modernas lâmpadas que usam tecnologia Led são mais agressivas do que as antigas lâmpadas tradicionais. Uma investigação concluiu que as lâmpadas Led podem afetar negativamente a visão. É preciso cuidado com a sua utilização evitando olhar fixamente durante muito tempo para o seu foco.
Prós e contras de faróis em Led's
A tecnologia de faróis com Led's vulgarizou-se nos automóveis através de sistemas de iluminação diurna. Já os sistemas de iluminação para a noite ainda só existem em alguns modelos dado que necessitam de maior potência. A grande vantagem das lâmpadas de Led's é que são mais económicas, duram bastante mais tempo, consomem menos energia e aquecem menos. Mas também têm desvantagens. Quando existe um malfuncionamento de um Led a substituição não é feita pontualmente e exige a substituição do sistema, o que é mais caro do que mudar uma simples lâmpada.
Os Led's funcionam em circuitos electrónicos e quando há um avaria é necessário retirar todo o circuito e substituí-lo ou então se tiver dotes de electrónica retirar e soldar o Led em fim de vida (os Led's não fundem atenção). Mas a grande desvantagem do Led para as outras lâmpadas é que o feixe de luz tem um ângulo de luz fechado, concentrado e uni-direccional produzindo um brilho muito intenso que é prejudicial para a vista humana.
Empresas que produzem lâmpadas de Led's já criaram sistemas de dispersão da luz para evitar este efeito de concentração, no entanto não conseguem substituir totalmente as lâmpadas tradicionais comuns que produzem um feixe de luz dispersivo com um ângulo de abertura bem maior, mais agradável e suave à vista.
Vídeo com alguns momentos das 24H Le Mans que mostram o funcionamento de Led's em alguns veículos, mas em câmara lenta
Porque piscam os Led's em câmara lenta?
A observação directa de luminárias de Led's de grande intensidade pode ser prejudicial para a vista humana. A olho nú não é perceptível a diferença entre uma lâmpada de Led's e uma lâmpada convencional, mas se olharmos em câmara lenta descobrem-se diferenças. Provavelmente já deve ter assistido a corridas de automóveis com faróis em Led's (na categoria de GT ou turismo) e deve ter reparado, quando são mostradas imagens em câmara lenta, que as luzes em Led's tremem. Porquê? Todas as lâmpadas produzem um feixe de luz não contínuo que varia com a corrente. Essa percepção só é possível observar em câmara lenta. No entanto nas lâmpadas de Led's a percepção é maior.
Apesar de as ópticas em Led's estarem na moda, a melhor forma de minimizar este mal é introduzir um difusor translúcido nas luminárias para dispersar a luz. Antigamente os faróis dos automóveis não eram feitos em vidro acrílico polido, possuíam textura para dispersar a luz e evitar o encadeamento. Hoje os faróis de vidro polido são bastante comuns.
A introdução de Led's em ópticas polidas pode revelar-se perigosa quando observadas de forma contínua. O uso de Led's em piscas ou em luzes diurnas com finas tiras são toleráveis. Agora a aplicação de Led's de alta potência em médios ou máximos pode-se revelar prejudicial tanto para condutores como para peões se observados fixamente.
///
2017,
tecnologias e gadgets
Sem comentários: