A Honda mostrou o concept do futuro Honda Civic na versão hatchback. Estas imagens mostram a versão mais potente, daquilo que poderá ser o Type-R. Mas pelo que se viu a versão mais comercial não será muito diferente, tirando a dupla ponteira de escape atrás ao centro. Está mais comprido, com quatro portas, ar de coupé e as suas linhas têm algumas parecenças com o HR-V, o mais recente SUV da marca japonesa, nomeadamente a frente com uma grelha de maiores dimensões. Está mais desportivo com entradas de ar adicionais no pára-choques frontal onde integram faróis de nevoeiro.
A traseira faz lembrar o irreverente C-HR, o novo SUV da Toyota, com farolins em formato boomerang. Na lateral nota-se a colocação de uma linha de cintura mais robusta feita de três vincos ondulantes que se cruzam e onde são alinhados os puxadores das portas. Ah, os puxadores dissimulados nas portas traseiras desaparecem nesta nova geração. A ideia "importada" da Alfa Romeo é abandonada.
Como vem sendo habitual nas marcas japonesas, os concepts não devem fugir muito do modelo final, por isso é muito provável que esta seja a versão definitiva de produção da 10ª geração do Civic. A venda do novo Civic hatchback não vai ficar cingida à Europa, como acontecia até aqui. O mercado americano é a nova aposta. As entregas arrancam no mercado europeu este ano.
Está prevista a produção da versão desportiva Type-R com 300cv extraídos de um bloco de 2.0L a gasolina auxiliado por turbo com tracção às rodas frontais e um transmissão feita através de uma caixa manual de seis relações. Resta saber se o óculo traseiro deixa de ser composto por duas peças divididas. Pelas imagens dá a sensação que passou a ser em peça única com um aileron independente. Aliás a traseira mostra dois apêndices aerodinâmicos, um a acompanhar o tejadilho e outro alinhado com as ópticas.
Novo motor a gasolina de apenas 1.0L mas com 129cv
O lançamento da 10ª geração em Portugal está previsto para Março deste e arranca nos 23.300€. Quanto a motorizações destaque para os blocos a gasolina com potências acima do normal e de baixa cilindrada. Por exemplo o motor de três cilindros auxiliado por turbo apresenta uns impressionantes 129cv. Haverá um segundo motor a gasolina com quatro cilindros e também complementado por turbo a debitar 182cv, um valor que também merece respeito. Em ambos os casos os motores vêm associados a uma eficiente caixa manual de 6 relações.
A caixa automática de 7 velocidades CVT é uma opção por mais 1.300€. Resta saber como será o nível de ruído destes motores a gasolina em auto-estrada e o seu real consumo. A motorização a diesel chegará mais tarde com o já conhecido 1.6 i-DTEC, mas devidamente actualizado. Os novos motores a gasolina são de resposta rápida em recuperações e mais eficazes em trânsito urbano com o funcionamento do turbo. Uma nova tecnologia introduzida na 10ª geração diz respeito ao acelerador que passa a ser electrónico drive-by-wire em vez do tradicional cabo.
A condução do novo Civic é mais suave, dinâmica e estável, tudo graças a uma carroçaria mais leve, mais rígida e, principalmente, devido a um centro de gravidade mais baixo e a uma suspensão mais eficiente capaz de filtrar as irregularidades do piso. Na globalidade o novo Civic hatchback é maior que o antecessor. Está mais comprido, mais largo mas a altura foi diminuída, conferindo uma silhueta de coupé e que permite melhorar o comportamento aerodinâmico. A mala tem uma capacidade de 478L, o que se torna numa mais valia face ao antecessor.
No capítulo de equipamento haverá vários níveis: Comfort, Elegance, Executive, Prestige, Sport ou Sport Plus, consoante a potência. De série trás sistemas de mitigação de colisão até determinada velocidade, sistema de assistência à manutenção, cruise control adaptativo a sinais de trânsito e ao veículo da frente, entre outros. O painel de bordo do condutor apresenta os manómetros digitais mas está menos futurista e mais convencional, sem parecer clássico.
Modelos a gasolina
1.0L VTEC-turbo (129cv) 3 cilindros com turbo : a partir de 23.300€1.5L VTEC-turbo (182cv) 4 cilindros com turbo
Modelos a diesel
1.6L i-DTEC (120cv)
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