Hyundai Ioniq HEV Hybrid Tech, o híbrido coreano (2017)




Ioniq HEV Hybrid Tech, é o nome do novo híbrido da Hyundai que conjuga um bloco 1.6 GDi a gasolina com um propulsor eléctrico. A potência combinada dos dois motores é de 141cv. Apesar de ser um híbrido este não é apenas um carro que pretende ser racional e ecológico, também faz apelo a um espírito desportivo. Tem um formato misto entre monovolume e coupé. O baixo perfil privilegia a estética. Mas não esquecer que tudo desenhado neste veículo foi feito com o intuito de oferecer a melhor eficiência aerodinâmica.

Seguindo as pisadas da Toyota, a Hyundai faz questão de usar pormenores decorativos a azul na carroçaria exterior e no interior como forma de simbolizar os seus veículos mais ecológicos. Sim este pretende ser um rival dos Toyota Prius e Honda Hybrid até pelo seu formato semelhante. Mas o grande trunfo face aos rivais japoneses é mesmo o preço. A inscrição da palavra hybrid na traseira enfatiza ainda mais o espírito ecológico do veículo. As linhas do Ioniq são também mais fluídas e dinâmicas do que os rivais. Ao gosto europeu mas com um toque oriental.

Na frente sobressai a enorme grelha trapzoidal a negro com frisos horizontais cromados. Esta grelha tem integrado um sistema active air-flaps que melhora a aerodinâmica em velocidades mais elevadas. Os farolins bi-xénon de desenho afiado são devidamente embutidos no fundo negro rasgado no pára-choques. Nas extremidades inferiores baixos relevos, também em negro, integram ópticas diurnas em leds com desenho mais vertical. Na parte inferior do pára-choques frontal um difusor horizontal serve para diminuir a resistência ao fluxo de ar.





De perfil a curva suave e elegante do tejadilho é cortada abruptamente na traseira, tal como no ... Prius. Mas a linha de cintura mergulhante bem como o recorte do envidraçado mostram um desenho mais aprimorado. O aileron traseiro, a antena em forma de barbatana de tubarão, as ópticas traseiras alongadas em leds e semicerradas e os rasgos a negro no pára-choques traseiro conferem bastante mais desportividade do que no modelo nipónico.

No interior nota-se que os materiais são bons e de boa qualidade. A ergonomia dos bancos, à frente e atrás, revela atenção com o conforto dos ocupantes. O Ionic HEV Hybrid Tech tem inúmeros espaços de arrumação. É capaz de transportar cinco ocupantes no entanto, dado o baixo perfil, pessoas mais altas podem sentir alguma dificuldade em aceder aos lugares traseiros. Um caso em que a estética acaba por sacrificar a função. A bagageira é bastante generosa com uma capacidade de 443L.

O painel de bordo do condutor é digital com iluminação em branco. O ecrã táctil integrado na parte superior da consola central de 7'' é de fácil uso, mas aconselha-se uma primeira familiarização. Este ecrã é capaz de disponibilizar dados importantes como gráficos de eficiência ou para onde está a ser canalizada a energia. É informação que talvez a maioria dos condutores ache desnecessária mas que pode ser útil para os mais atentos, caso queiram gerir melhor o depósito de gasolina. Por exemplo quando se trava está-se a carregar a bateria do motor eléctrico.





A posição de condução é confortável e a suspensão competente garantindo viagens longas tranquilas sem grandes dores nas costas. Assim que se inicia a marcha do Ioniq HEV Hybrid Tech ouve-se apenas o rolar dos pneus. Tem um arranque silencioso uma vez que recorre ao motor eléctrico nesta fase. Prosseguindo o andamento entra em funcionamento o motor a combustão. Aqui a transmissão é feita através de uma confortável caixa automática de seis relações com dupla embraiagem.

Para além da situação do arranque só é possível usar apenas o motor eléctrico em velocidade de cruzeiro superior a 100km/h. A Hyundai anuncia um consumo de 3,9L/100km mas o mais correcto será termos um valor a rondar os 4,6L/100km em situações mistas o que até nem é mau. A condução deste veículo é ágil e económica em modo Eco.

Mas em modo Sport o híbrido coreano despe o casaco ecológico e vira-se mais para as emoções. Aqui é possível usar a caixa manualmente, retirando-se o maior binário possível, em detrimento do consumo. No entanto não passa mais do que isso - algumas emoções. Até porque as recuperações deixam algo a desejar, a velocidade de ponta não permite grandes voos e o arranque dos 0 aos 100km/h também não deixa grande espaço para despiques nos semáforos.





No capítulo da segurança o Ioniq obteve a nota máxima de 5 estrelas nos testes de colisão da Euroncap e a melhor classificação no segmento dos familiares compactos em 2016. Inclui vários sistemas como cruise control adaptativo face ao veículo da frente, mitigação de colisão com travagem automática ou sensores de pressão nos pneus.

O nível de equipamento Tech que oferece sistema de som Infinity com oito colunas, ar condicionado bi-zona, ignição por botão, faróis bi-xénon, ecrã táctil de 8'', banco do condutor com regulação eléctrica, carregamento wireless para smartphones, sistema infoteinment Apple Car Play e Android, sensores traseiros com câmara para auxílio ao estacionamento e muito mais. Em opção existe um pack que adiciona estofos aquecidos ou ventilados, e volante que também pode ser aquecido.

Existe a possibilidade do Ionic levar um tecto com painéis solares, capaz de fornecer energia para vários sistemas electrónicos e ar condicionado, mas é uma opção que não deverá estar disponível no mercado português. De sublinhar que as baterias do motor eléctrico têm uma garantia de 8 anos ou 200.000km, enquanto que o Ioniq, na generalidade, oferece 5 anos de garantia, mas sem limite de quilómetros. Um sério candidato a carro do ano 2017 em Portugal, a conhecer em Março.





Mecânica
Motor combustão: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1580 cc, 16 válvulas
Alimentação: injecção directa
Potência motor combustão: 105 cv às 5700 rpm
Binário motor combustão: 142 Nm às 4000 rpm

Motor eléctrico: síncrono íman permanente, iões de lítio, 270V
Potência motor eléctrico: 43,5cv
Binário motor eléctrico: 170 Nm

Potência combinada: 141cv
Binário total: 265 Nm

Tracção: dianteira
Caixa: automática 6 velocidades de dupla embraiagem, com possibilidade de funcionamento em modo manual

Dimensões
Comprimento: 4470 mm
Largura: 1820 mm
Altura: 1450 mm
Peso: 1477 kg
Mala: 443 L
Depósito: 45 L

Prestações
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,1 s

Consumos
Combinado: 3,9 L/100km
Emissões CO2: 92 g/km

Preço
a partir de 33.056€

Prós e contras
+ estética, materiais e acabamentos, sistemas de segurança, conforto, preço, equipamento
- recuperações, ausência de modo de condução 100% eléctrico, lugares traseiros, visibilidade atrás

5 comentários:

Anónimo

Muito bom o carro.

administrador

Gostei do perfil.

pete

Acho que é candidato a carro do ano

Anónimo

Melhor que Prius?

Anónimo

É melhor que o Toyota e o Honda

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